Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13411
Título: Eosinófilos sanguíneos e fecais em crianças infectadas por helmintos e protozoários
Autor(es): Silva, Vanessa Marques de Araújo
Palavras-chave: Infecção parasitária intestinal. Crianças. Sangue. Fezes
Data do documento: 25-Set-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Vanessa Marques de Araújo. Eosinófilos sanguíneos e fecais em crianças infectadas por helmintos e protozoários. 2012. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Em infecções parasitárias helmínticas a eosinofilia é um dos fatores essenciais à resistência do hospedeiro, entretanto, infecções com protozoários raramente resultam em eosinofilia periférica. O objetivo deste estudo foi identificar infecções por enteroparasitas em crianças e associá-las com eosinófilos sanguíneos e fecais. Os exames parasitológicos efetuados pelo método de Blagg, a pesquisa de eosinófilos pelo tricômio e coloração por Leishman foram realizados em 346 crianças. Amostras positivas para parasitas representaram 80,1% e negativas 19,9%. A eosinofilia absoluta periférica foi encontrada em 55,9% das crianças, sendo 82,7% representado por crianças parasitadas e destacando que 54,9% dos infectados por protozoários apresentaram eosinófilos acima de 500células/mm3. Das 62 crianças com amostras fecais positivas para eosinófilos, 77,4% eram parasitadas por helmintos e/ou protozoários. A presença dos cristais de Charcot-Leyden nas fezes foi positiva em 39,1% das amostras, se mostrando estatisticamente significante nas crianças parasitadas com helmintos (p=0,022). As crianças são residentes em áreas endêmicas de parasitoses intestinais e como pôde ser observado a maior parte das crianças que apresentaram eosinofilia e eosinófilos nas fezes eram parasitadas por helmintos e/ou protozoários
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13411
Aparece nas coleções:PPGCSA - Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaMAS_DISSERT.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.