Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13567
Título: Religião e cultura local: estudo de dois grupos espíritas potiguares
Autor(es): Oliveira, Fábio Fidelis de
Palavras-chave: Espiritismo;Religião;Cultura;Sociologia;Spiritism;Religion;Culture;Sociology
Data do documento: 21-Ago-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA, Fábio Fidelis de. Religião e cultura local: estudo de dois grupos espíritas potiguares. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: The subject of this research is the spiritual religious field, connected with the local cultural perspectives. Its basis is the analysis of two spiritual groups settled in Natal/RN: The Spiritual Group Evangelho no Lar and the Spiritual Center Garimpeiros da Luz . These two groups represent a point of convergence of several sectors of this religion, either through its insertion in the local sphere or in contact to nationally influent leaders, like the mediums Francisco Cândido Xavier and Divaldo Pereira Franco. Then, it aims to reach the potiguar singularities in their spiritualism approaches, looking for an analyses to possible connections between local values and themes from the spiritualism largely developed in Brazil. So, its objective is to act in the scope of influence, references, representations and adaptive practices in a local context, and they signalize special practices . The approaches until now developed refer only to the living of a Brazilian spiritualism, perfectly developed in contact with the catholic substrate, but there s still a gap about the local observation, with its peculiarities, which its research aims to disclosure. The option for a qualitative approach, in perfect relationship with the nature of the questions which were made was considered as an appropriate way to guide the study. To reach this, it will be made an ethnography of the studied groups, not only in the use of open interviews with its members but also in the contact and observation of its religious behavior, for example: meeting for studies of the doctrine, mediunic meetings, public lectures, helping the public in general. As results of this research we can point to the delimitation of local cultural references, which are undeniable, in relation to the identification of RN personalities who are considered coordinators or active spirits in the work performed by the groups. Thus, Auta de Souza, poetess and woman of great religiosity, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, martyr of the aeronautics, Father João Maria, object of popular devotion and Abdias Antônio de Oliveira, ex president of the Spiritual Federation of RN, present themselves as spiritual beings who lead the adaptability to the local context. In such a context, we have to point out the work of mediums, who, having a specific charisma, interacted with the groups in the establishment of these cultural bridges already made in their own contexts (national level), through the work equally possible to be locally reproduced. This and other facts, point out to perspectives of cultural circularity , including referring to a greater linking to sub layers in a true zone that converges and has circulation between an erudite spiritualism with another one, turned to the incorporation of local and popular elements
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o campo religioso espírita em suas conexões com perspectivas culturais locais. Toma por base a análise de dois grupamentos espíritas estabelecidos em Natal/RN: O Grupo Espírita Evangelho no Lar e o Centro Espírita Garimpeiros da luz. Estes grupos representam um ponto de convergência de variados setores desta religião, seja través de sua inserção na esfera local ou no contato com líderes de grande influência nacional como, por exemplo, os médiuns Chico Xavier e Divaldo Franco. Tem como objetivo, portanto, abordar as especificidades potiguares em suas vivências do espiritismo, buscando a análise de possíveis conexões entre valores e temas culturais locais com o espiritismo amplamente desenvolvido no Brasil. Assim, pretende atuar na delimitação de influências, referências, representações e práticas de adaptação a um contexto local e que assinalem vivências específicas . As abordagens até então desenvolvidas apenas se referem à vivência de um espiritismo brasileiro perfeitamente aclimatado e desenvolvido em contato com o substrato católico, contudo, permanece a lacuna de uma observação local que graça sob peculiaridades que esta pesquisa pretende desvendar. A opção por uma abordagem qualitativa, em perfeita consonância com a natureza das indagações formuladas, foi considerada como caminho apropriado para nortear o estudo. Para tanto, será realizada uma etnografia dos grupos em comento, tanto no emprego de entrevistas abertas com seus membros quanto no contato e observação de suas atuações religiosas, quais sejam: reuniões de estudos doutrinários, reuniões mediúnicas, palestras públicas, atendimento ao público. Como resultados obtidos na pesquisa, citamos a delimitação de inegáveis referências culturais locais no que diz respeito à identificação de personalidades do Rio Grande do Norte reputadas como espíritos coordenadores ou atuantes nos trabalhos desenvolvidos pelos grupos. Assim, Auta de Souza, poetisa emotiva e religiosa, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, mártir da viação aeronáutica, Pe. João Maria, objeto de devoção popular, e Abdias Antônio de Oliveira, ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, apresentam-se como presenças espirituais que conduzem vínculos de adaptabilidade ao contexto local. Neste processo, merece destaque a atuação de médiuns que, dotados de específico carisma, interagiram com os grupos no estabelecimento destas pontes culturais já realizadas em seus próprios contextos (em nível nacional) através de vivências igualmente possíveis de serem reproduzidas localmente. Estes e outros fatos apontam perspectivas de circularidade cultural inclusive no que se refere a um maior engajamento com camadas subalternas em verdadeira zona de convergência e circulação entre um espiritismo erudito e outro bem mais voltado para a incorporação de elementos populares e locais
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13567
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabioFOpdf.pdf866,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.