Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida Ramos dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:19:55Z-
dc.date.available2010-08-23pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:19:55Z-
dc.date.issued2010-04-28pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Aparecida Ramos da. O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades : o ProInfo Natal/RN. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13590-
dc.description.abstractThe broad objective of the research The pedagogic use of ICT as development of teaching capacity: the case of ProInfo Natal/RN was to realize an evaluation of this program effectiveness in public schools. Specifically, we ve tried to observe if the program: a) succeeded by promoting the pedagogical use of new ICTs, b) stimulated the improvement of teaching and learning using ICT, and c) performed functionings and expanding its capabilities. The methodology consisted of literature revision; realization of half-structured interviews with administrators and teachers, and leading four focal groups with students in 9th grade of elementary school, were also made observations and analysis about the official documents which regulates the program. Our results showed that ProInfo presents various interferences in its effectiveness, causing a gap between its marks and the actual results of its use in everyday life of schools. We ve concluded that the program needs to challenge these weaknesses in order to contribute to the promotion of functionings and expanding its capabilitieseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesigualdade digitalpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDigital divideeng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleO uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades : o ProInfo Natal/RNpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5650479904640058por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4418972852075556por
dc.contributor.referees1Souza, Lincoln Moraes dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2por
dc.contributor.referees2Silva, Vanderlan Francisco dapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640011315166109por
dc.description.resumoO principal objetivo da pesquisa O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o ProInfo Natal/RN foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das novas TIC; b) fomentou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC; e, c) realizou efetivações e a expansão de suas capacidades. A metodologia consistiu na revisão da literatura; realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores; além de quatro grupos focais com estudantes do 9º ano do ensino fundamental; também foram feitas observações diretas e análise dos documentos que regulamentam o programa. Os resultados desta pesquisa mostraram que o ProInfo apresenta uma série de interferências em sua efetividade, provocando uma distância entre o que está proposto nos objetivos e os resultados observados no cotidiano das escolas. Concluiu-se que o programa precisa superar essas fragilidades, visando contribuir para a promoção de efetivações e a expansão das capacidades dos estudantespor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoPedagógicoTIC_Silva_2010.pdf376,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.