Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMeirelles, Cláudia de Souza Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:19:57Z-
dc.date.available2010-11-23pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:19:57Z-
dc.date.issued2010-06-30pt_BR
dc.identifier.citationMEIRELLES, Cláudia de Souza Cardoso. A interação nas distâncias: a análise de um processo. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13606-
dc.description.abstractEducation and technology have always walked side by side. The Information and Communication Technologies are inserted in education as a profile of people from the new era. This research has the objective of understanding the insertion of the use of the Technologies of Information and Communication within the educational context, from the analysis of the process of interactivity among students and teachers of the Portuguese distance course of the Tiradentes University (Unit). For such, the empiric investigation was based on the analysis of academic documents, such as: the Course Pedagogical Project and Class Planning of regular classes, in regular classrooms, as well as interviews, focal groups, and pictures with people who live the history of the course. Direct observations were also conducted. The methodology applied was bibliographic and qualitative research of the exploratory type, using the information that was collected through the interviews. The results of this research demonstrated that the interaction promoted by the ICT represents a process of social change, and therefore, of development for education. It was concluded that the Distance Education has to overcome some fragilities, aiming at contributing to the educational field and to the promotion of interactions among studentseng
dc.description.sponsorshipUniversidade Tiradentespt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTICspor
dc.subjectCurso de Letras Português EADpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectICTeng
dc.subjectPortuguese Distance Courseeng
dc.subjectInteractioneng
dc.titleA interação nas distâncias: a análise de um processopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDCPF:42530113572por
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3357092276179319por
dc.contributor.advisorIDCPF:29898005491por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7842254018559167por
dc.contributor.referees1Alves, Maria Lúcia Bastospt_BR
dc.contributor.referees1IDCPF:72132337420por
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719643619018288por
dc.contributor.referees2Lima, Hermano Machado Ferreirapt_BR
dc.contributor.referees2IDCPF:00462330400por
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3por
dc.description.resumoEducação e tecnologia sempre caminharam juntas. As tecnologias da informação e comunicação estão inseridas na educação como um reflexo das pessoas da nova era. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a inserção do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, a partir da análise do processo de interatividade entre alunos e professores do curso de Letras Português da Universidade Tiradentes (Unit), na modalidade a distância. Assim, a investigação empírica pautou-se na análise de documentos acadêmicos, como Projeto Pedagógico do Curso e o planejamento de aulas para os encontros presenciais; das entrevistas, grupos focais, fotos com pessoas que vivem a história do curso; também foram feitas observações diretas. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa do tipo exploratória com as informações coletadas através da entrevista. Os resultados desta pesquisa mostraram que a interação feita pelas TICs representa em sua efetividade um processo de mudança social e, consequentemente, de desenvolvimento para a educação. Concluiu-se que a EAD precisa superar algumas fragilidades, visando contribuir para a educação e na promoção de interações entre os estudantespor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InteraçãoDistânciasAnálise_Meireles_2010.pdf536,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.