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Título: Batidas intensas : corpo e sociabilidade nas festas de música eletrônica em Natal
Autor(es): Neves, Thiago Tavares das
Palavras-chave: Corpo;Sociabilidade;Raves e emoções;Body;Sociability;Raves and emotions
Data do documento: 9-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NEVES, Thiago Tavares das. Batidas intensas : corpo e sociabilidade nas festas de música eletrônica em Natal. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: The significance of the body in electronic music parties as a sign for communicating and socializing among participants is the focus of this work. Qualitative research undertaken in this study seeks to investigate how sociability happens at raves and nightclubs in Natal/RN. Sociability is understood here as a play expression involving the dimensions of music, dance and party; the body, seen from a transdisciplinary approach, is understood as a symbolic instance, with its own meanings, as a result and a producer of social and as a cross between the cultural and the biological. The body has a communicative potential, is primary media. An intersection point between nature and culture, it serves as the seat of emotions and sociability, since it is through it that social relations are made. In electronic music parties, the body is interpreted based on its communication signs: clothing, accessories, body movements, tactile contact, body language, interactions between the public and dj, the dj and the public, gestures, expressive speech of emotions. Through such signs, body communication and a sense of community among participants develop sociability in the festive place and change the mood of the dancers. The Natal s electronic music parties young goer interacts on parties, adopts cheerful and receptive positions towards the other, maintains physical contact, values dance as a form of communication and lists happiness as the main feeling aroused in electronic music festivals. To achieve this result, a plurimetodological approach was used, which consisted of various methodological devices and various techniques of investigation: ethnographic observation, individual and informal interview techniques, photographic record of the scene, in-depth interview and application thirty questionnaires to patrons of electronic music parties
metadata.dc.description.resumo: O significado do corpo nas festas de música eletrônica como um signo comunicante e sociabilizante entre os participantes é o foco deste trabalho. A pesquisa qualitativa desenvolvida neste estudo procura investigar como a sociabilidade acontece em raves e em casas noturnas na cidade de Natal/RN. A sociabilidade é entendida aqui como uma manifestação lúdica que envolve as dimensões da música, da dança e da festa; já o corpo, partindo de uma abordagem transdisciplinar, é compreendido como uma instância simbólica, dotada de significações próprias, resultado e produtor do social e como cruzamento entre o cultural e o biológico. O corpo é possuidor de um potencial comunicativo, é mídia primária. Ponto de interseção entre a natureza e a cultura, funciona como a sede das emoções e da sociabilidade, pois, é por meio dele que as relações sociais se efetuam. Nas festas de música eletrônica, o corpo é interpretado com base nos seus signos comunicantes: vestimenta, acessórios, movimentos do corpo, contato tátil, expressões corporais, interações entre o público e o dj, entre o dj e o público, gestos, falas expressivas das emoções. É por meio de tais signos que a comunicação corporal e o sentimento de comunhão entre os participantes ocasionam o desenvolvimento da sociabilidade dentro do local festivo com alteração no estado de humor dos dançantes. O jovem frequentador das festas de música eletrônica em Natal interage nas festas, adota posturas alegres e receptivas em relação ao outro, realiza bastante contato físico, valoriza a dança como forma de comunicação e elenca a felicidade como o principal sentimento despertado nas festas de música eletrônica. Para se chegar a esse resultado, partiu-se de uma abordagem plurimetodológica, que usou diferentes artifícios metodológicos e diversas técnicas de investigação: observação etnográfica, técnicas de entrevista individual informal, registro fotográfico nos locais de fluxo, entrevista em profundidade e aplicação de trinta questionários aos freqüentadores das festas de música eletrônica
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13615
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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