Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13747
Título: De santas e festas : Ana, Luzia e apresentação
Autor(es): Savalli, Elaine Cristina A. da Costa
Palavras-chave: Festas religiosas Rio Grande do Norte;Hagiografia;Religiosidade;Religião
Data do documento: 16-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SAVALLI, Elaine Cristina A. da Costa. De santas e festas : Ana, Luzia e apresentação. 2010. 163 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: A festa é capaz de intermediar diferenças sociais e culturais proporcionando novas linguagens entre os seus participantes. A festa religiosa também tem esta função. Os atos festivos destinados aos santos podem ser incentivadores das novas interações sociais ocasionadas pelo evento. Partindo daí, este trabalho pesquisa três festas religiosas que têm como homenageadas, as santas: Nossa Senhora da Apresentação, representando a Mãe de Jesus, em Natal, e a história da fundação da Cidade, em 1599; Santa Luzia, uma mártir da Itália, faz parte da devoção popular na cidade de Mossoró, região oeste do Rio Grande do Norte; e Sant Ana, mãe de Maria, ilustra com fervor a cultura caicoense, no Seridó do Rio Grande do Norte. Os objetivos desse estudo foram os seguintes: observar e comparar as festas em questão; estudar as festas no Brasil-colônia; pesquisar as festas do Rio Grande do Norte, relatadas anteriormente, entre os anos de 2007 a 2009; apreender a hagiografia das padroeiras dessas cidades e, por fim, enfatizar os pontos em comuns, assim como as diferenças existentes entre elas. A inspiração metodológica foi trabalhada a partir de Peter Burke
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13747
Aparece nas coleções:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SantasFestasAna_Savalli_2010.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.