Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13771
Title: Guararapes confecções S.A da Empresa familiar ao Grupo Econômico
Authors: Silva, ângelo Magalhães
Keywords: Mundialização do capital;Grupos Econômicos;Guararapes Confecções S.A;varejo;Indústria têxtil.;Globalization of capital;Economic groups;Guararapes Confecções S.A;Retail;Textile Industry
Issue Date: 26-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, ângelo Magalhães. Guararapes confecções S.A da Empresa familiar ao Grupo Econômico. 2011. 304 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: Este trabalho discute a temática dos grupos econômicos enquanto empresas capitalistas modernas. Considera-se que em economias de capitalismo tardio como o Brasil, as combinações de estratégias empresariais e políticas de incentivo produtivo possibilitaram o surgimento e sobrevivência de algumas dessas grandes empresas. Parte-se da premissa que os grupos econômicos também estão associados ao processo mais recente de mundialização do capital e da constituição histórica de um sistema dominante de empresas, nascido em território europeu. Isto significou compreender estratégias empresariais, as relações entre Estados e empresas e especificidades que marcam alguns grupos econômicos. O trabalho revela que no Brasil, empresas modernas e competitivas do segmento têxtil e varejista como a Guararapes Confecções S.A surgiram da combinação de estratégias empresariais e de sua associação às políticas de incentivo produtivo, sem prescindir do traço do controle e propriedade familiar. Isto é revelado por meio da análise de informações públicas e oficiais e com a reconstrução da trajetória histórica desta organização. O trabalho mostra que o surgimento do grupo econômico Guararapes Confecções S.A está inicialmente associado ao momento pós-Segunda Grande Guerra, e a sua constituição enquanto grupo econômico nacional às políticas de incentivo industrial dos anos de 1970. É discutido nos momentos posteriores a crise corporativa da empresa e os ingredientes de competitividade responsáveis pelo seu processo de modernização. Percebe-se que a Guararapes Confecções S.A preserva historicamente elementos mercantis e úteis para acumulação de capital, como o controle e a propriedade na gestão familiar. Esses traços estão origem das corporações, e se revelaram úteis para empresas em processo de expansão e modernização. Isto coloca a grande empresa como um lócus de poder e de realização de capital, capazes de transcender a mera lógica corporativa seja produtiva, comercial ou financeira.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13771
Appears in Collections:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuararapesConfeccoesS.A_Silva_2011.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.