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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Maria Betânia Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:20:27Z-
dc.date.available2013-07-02pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:20:27Z-
dc.date.issued2013-03-08pt_BR
dc.identifier.citationTORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816-
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual do Rio Grande do Nortept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCampo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. Ressignificaçãopor
dc.subjectField of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. Resignificationeng
dc.titleAs cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RNpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1623941842037132por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4por
dc.contributor.referees1Souza, Cimone Rozendo dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227598190372706por
dc.contributor.referees2Costa, Fernando Bastospt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referees3Silva, Edinea Alcantara de Barros ept_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391574374715458por
dc.contributor.referees4Lima, Gustavo Ferreira da Costapt_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153297424559789por
dc.description.resumoEste trabalho assumiu o desafio de ter, como objeto de pesquisa, uma temática interdisciplinar de forte tradição em outras áreas de conhecimento do que nas ciências sociais. Mesmo porque as ciências sociais, até pouco tempo atrás, impunham para a sociedade o paradigma dominante da fé no progresso e na racionalidade humana. Ademais, no âmbito das ciências sociais, mais especificamente, da sociologia ambiental, importa considerar que além das variáveis puramente sociais, variáveis biofísicas também afetam a estrutura e as mudanças sociais. O objetivo central foi compreender se as práticas de educação ambiental, desenvolvidas em escolas públicas estaduais e municipais, localizadas nas proximidades dos rios Potengi e Mossoró, das cidades do Natal e Mossoró-RN, respectivamente, estavam contribuindo para possíveis ressignificações da relação sociedade-natureza, por meio da fala de professores de escolas públicas, considerada, neste estudo, como um discurso competente e legítimo para a abordagem das mudanças das práticas sociais em relação à questão socioambiental, a partir do espaço da vida escolar. Para tanto, tomamos como referências, para a orientação teórico-metodológica deste estudo, a noção de campo social e habitus de Pierre Bourdieu, como eixo central para explicar a relação sociedade-natureza. O pensamento de Bourdieu é de importância central para as ciências humanas, e como um autor contemporâneo, a ele é concedido o respeito devido a um dos clássicos. Para Bourdieu, os condicionamentos materiais e simbólicos agem sobre a sociedade e os indivíduos, numa complexa relação histórica e de interdependência. A abordagem cidade-natureza, nos tempos atuais, incide, neste trabalho, no debate em torno da relação cidades, rios e educação ambiental. Nesse sentido, recorremos a autores da geografia e da arquitetura e urbanismo para tratar das questões que envolvem a cisão e reconciliação das cidades com seus rios. Esta pesquisa empregou como método a combinação das abordagens quantitativas e qualitativas, na construção dos seus dados para uma melhor compreensão da educação ambiental, enquanto um fenômeno social dos tempos atuais da relação sociedade-natureza, observando-se pontos de convergência, diferença e combinação. A hipótese principal foi a de que estaria em construção de um habitus socioambiental em contraposição ao habitus utilitarista, numa visão mais ampliada da questão ambiental, advindo dessas práticas, em que pese o ambiente da vida social educativa de Natal e de Mossoró. A nossa análise procurou mostrar a existência de processos de ressignificação da relação sociedade-natureza, em construção no espaço de escolas públicas, configuradas na ampliação dos interesses dos estudantes sobre as questões ambientais. Nesse sentido, os temas lixo, água e rios foram ressaltados como fios condutores aos propósitos de mudanças de atitudes e valores em relação à natureza. Embora os projetos e práticas de educação ambiental, desenvolvidos nas escolas públicas de Natal e Mossoró, não alterem as desigualdades socioambientais, mesmo assim, eles têm, em que pese as condições físicas do espaço escolar, possibilitado trocar as lentes dos olhares sobre a natureza da comunidade escolarpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
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