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Título: Literatura e educação :ação argumentativa na discussão de histórias
Autor(es): Freitas, Alessandra Cardozo de
Palavras-chave: Literatura infantil;Educação;Discussão de histórias;Mediação pedagógica e Argumentação;Children´s Literature;Education;Story discussion;Pedagogic mediation;Argumentation
Data do documento: 29-Dez-2005
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: FREITAS, Alessandra Cardozo de. Literatura e educação :ação argumentativa na discussão de histórias. 2005. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Resumo: The focus of this thesis is the discussion of stories from the fairy tales genre in reading classes of Children´s Literature. Its main purpose is to investigate the argumentative action in the mediation pedagogic process.The evidence from this study is that the argumentative action is a fundamental component of teacher´s mediation as far as story discussion is concerned. The concept of mediation in this thesis comes from principles of interacionist Psychology articulated with THE theory of argumentation. It is understood that argumentative action is a process that objectives to obtain and to intensify the interlocuter´s adhesion through speech. The analysis of the story discussion activity is based on Psycholinguistic, particularly on the study of prevision ability; on the Theory of reception with special reference to the theory of the aesthetic effect, which considers the reader´s reactions and reader´s replies to the text; and on sociocognitive conflict study highlighting conflicts modalities brought up by the discussion of texts. The corpus analysed is composed by discussion episodes of stories from reading classes of Children´s Literature realized through participative observation.The subjects were children aged five-six years old from a public pre-school located in Natal-RN, Brazil. The study highlights mediation acts of argumentative nature such as direct question; illustrations from the book; rereading that were used by the teacher-researcher in story discussion. Among its conclusions it is revealed that argumentative action in stories discussion favors and intensifies the agreement of children´s to the activity. It increases the interaction between text and reader; it favours children´s organization and explicitation of their thoughts. The analysed material shows children´s exposing their ability to argue when having adequade scaffolding by an argumentative mediator the teacher
metadata.dc.description.resumo: Focalizamos nesta tese a atividade de discussão de histórias do gênero contos de fadas em aula de leitura de textos de literatura infantil. O objetivo principal é investigar a ação argumentativa no processo de mediação pedagógica na atividade de discussão de histórias. A constatação que fazemos é a de que a ação argumentativa é constituinte fundamental da mediação docente nessa atividade. A abordagem sobre a mediação nesta investigação orientou-se pelos postulados da psicologia interacionista em articulação com a teoria da argumentação, como processo que visa obter e intensificar a adesão do interlocutor por meio do discurso. A análise da atividade de discussão de histórias envolveu a psicolingüística, particularmente o estudo sobre a habilidade de previsão; a Estética da Recepção, destacando-se a teoria do efeito estético, uma vez que esta considera as reações ou as respostas provocadas no leitor pelo texto; e os estudos sobre o conflito sociocognitivo, evidenciando-se as modalidades de conflitos provenientes da discussão de textos. O corpus analisado compõe-se de episódios de discussão de histórias, resultantes de um trabalho de campo com a literatura infantil (2000), realizado por meio da observação participante. Os sujeitos envolvidos são crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade, de uma escola pública, do município de Natal-RN. A pesquisa evidenciou ações mediadoras de caráter argumentativo utilizadas pela professora-pesquisadora em discussão de histórias. Dentre as conclusões, destaca-se a de que a ação argumentativa na atividade de discussão de histórias favorece e intensifica não só a adesão das crianças nessa atividade. Potencializa a interação entre o leitor e o texto, favorece a organização e explicitação do pensamento das crianças. O material analisado mostra que as crianças expõem sua habilidade para argumentar quando recebem andaimagem adequada de um mediador argumentativo - o professor
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14115
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