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Título: Paisagens sonoras, tempos e autoformação
Autor(es): Marton, Silmara Lídia
Orientador: Almeida, Maria da Conceição Xavier de
Palavras-chave: Educação;Escuta sensível;Complexidade;Saberes da tradição;Autoformação;Paisagens sonoras;Éducation;Écouter sensible;Complexité;Savoirs de la tradition;Autoformation;Paysages sonores
Data do documento: 1-Ago-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARTON, Silmara Lídia. Paisagens sonoras, tempos e autoformação. 2008. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: As sociedades atuais vivem tempos de velocidade, individualismo, ausência de enraizamento histórico: em sintonia com o processo civilizatório do mundo ocidental contemporâneo profundamente marcado pelo paradigma da globalização. A poluição visual e sonora das grandes cidades é, ao mesmo tempo, a expressão da poluição dos sentidos e afetos humanos. Refletindo sobre esse processo, a tese argumenta em favor de uma formação pautada na lógica do sensível que tem na escuta perto da natureza (Lévi-Strauss) um de seus pilares epistemológicos fundamentais. Esta forma de pensar e viver reconhece na autoformação (Edgar Morin), e no exercício de construção, pelo sujeito, de suas próprias paisagens sonoras (Murray Schafer), dois operadores cognitivos capazes de nutrir os princípios da diversidade, da complexidade, da interdependência e do respeito à natureza (Fritjof Capra). No percurso argumentativo desta tese ganham ênfase os saberes da tradição, as práticas e conhecimentos produzidos pelas sociedades mais próximas da natureza as quais, por meio de estratégias cognitivas abertas e polifônicas, dão relevo às faculdades sensíveis e à complementaridade dos dois itinerários do pensamento: o simbólico/mitológico/mágico e o empírico/técnico/racional (Edgar Morin). Próxima de uma perspectiva autobiográfica, a tese apresenta-se na forma narrativa de um diário com evocações poéticas, filosóficas e musicais germinadas da escuta de uma paisagem particular, a Lagoa do Piató, localizada na região do Assu (Rio Grande do Norte) e, em especial, das narrativas e evocações de memória de um de seus moradores a quem poderíamos chamar de um filósofo da natureza , Francisco Lucas da Silva (Chico Lucas). Em seguida, são descritos os não-lugares (Marc-Augé) dos cenários metropolitanos, problematizando assim os excessos de poluição sonora, visual e afetiva. Tendo como pressuposto uma educação complexa ancorada na indissociabilidade entre reforma da educação e reforma do pensamento, formação e autoformação (Edgar Morin), ao final, a tese propõe oficinas de experimentação da escuta sensível entre jovens e crianças no contexto escolar, apostando nas futuras gerações (Ilya Prigogine) para a refundação de um mundo mais justo e solidário
Abstract: Les sociétés actuelles vivent des temps de vitesse, de l'individualisme, de l'absence d'enracinement historique: en harmonie avec le processus de formation de la civilisation du monde occidental contemporain profondément marqué par le paradigme de la globalisation. La pollution visuelle et sonore des grandes villes est, en même temps, l'expression de la pollution des sens et des affections humaines. En reflétant sur ce processus, la thèse discuter em faveur d'une formation réglée dans la logique du sensible qu'il a dans l'écouter près de la nature (Lévi-Strauss) un de leurs piliers épistémologiques ondamentales. Cette forme de penser et vivre reconnaît dans l'autoformation (Edgar Morin), et dans l'exercice de construction, par le sujet, de leurs propres paysages sonores (Murray Schafer), deux opérateurs cognitifs capables de nourrir les principes de la diversité, complexité, interdépendance et respect à la nature (Fritjof Capra). Dans le parcours argumentatif de la thèse gagnent emphase les savoirs de la tradition, les pratiques et les connaissances produites par les sociétés le plus proche de la nature qui, par des stratégies cognitives ouvertes et des polyphoniques, donnent importance aux facultés sensibles et à la complémentarité des deux itinéraires de la pensée: symbolique/mythologique/magique et empirique/technique/rationnel (Edgar Morin). Proche d'une perspective autobiographique, la thèse se présente dans la forme narrative d'un registre avec des évocations poétiques, philosophiques et musicales germées de l'écouter d'un paysage particulier, la Lagon du Piató, localisé dans la région de l'Assu (Rio Grande do Norte) et, en particulier, des récits et des évocations de mémoire d'un de leurs habitants auxlesquels nous pourrions appeler d'un philosophe de la nature , Francisco Lucas da Silva (Chico Lucas). Ensuite, ils sont décrits non-place (Marc-Augé) des scénarios métropolitains, en discutant ainsi les excès de pollution sonore, visuelle et de l'afection. En ayant comme estimé une éducation complexe ancrée dans non séparation il entre réforme de l'éducation et reforme de la pensée, de la formation et autoformation (Edgar Morin), à la fin, la thèse propose des ateliers d'expérimentation de l'écouter sensible entre des jeunes et des enfants sur le contexte scolaire, en pariant dans les futures générations (Ilya Prigogine) pour la reconstruction d'un monde plus juste et solidaire
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14159
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