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Título: O Probásica e a formação de professores no Pólo de Parnamirim: política de formação profissional no Rio Grande do Norte?
Autor(es): Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
Palavras-chave: Formação inicial em serviço;Formação Profissional;PROBÁSICA;Initial formation of teachers;Professional Formation;PROBÁSICA
Data do documento: 28-Dez-2005
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento. O Probásica e a formação de professores no Pólo de Parnamirim: política de formação profissional no Rio Grande do Norte?. 2005. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Resumo: This work studies the thematic of the politics of formation of teachers in the Program of Professional Qualification for Basic Education (PROBÁSICA) developed in the City of Parnamirim, Rio Grande do Norte. It has as its main objective to identify and to analyze the contribution of this politics of initial formation for the professional formation of teachers. To install the work, we will use the procedures of bibliographical research, documentary analysis, comment, structuralized interview, questionnaire-script and virtual research. In the analysis of the data, we trace a general view on PROBÁSICA while initial formation along with the continued formation, pedagogical research, collaborative research and the exercise of the teaching profession, identifying the possibilities and limits of the Program in the direction to reach the objective considered in this work. From the inquiry, we construct the institutional land scope of the program in question, also focusing, the organizational aspects of its functioning. We have to take care about the results, we evidence that PROBÁSICA is making the possible to access of the teachers in the educational service to the University, what the main aspect that consists, trying to prove eminent weak points in its systematic due to give to the organizational structure of this educational politics that does not count with curricular, institutional and financial the necessary conditions for the success of the professional formation of the teachers. The research will try to understand that the operationalization of the politics of formation in Parnamirim will be belong with it the main idea of the Educational Reformation in years of 1990, articulated to the neoliberal interests, that the responsibility for the problems of the public system of education attributed to the teachers, and that are not answered completely through the purpose of the professional formation, and ti seems that it does not define one global national politics that deals with seriousness to the questions the initial formation, permanent formation, pedagogical research, , career and conditions of work for the teachers
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação aborda a temática da política de formação de professores em serviço, expressa no Programa de Qualificação Profissional para Educação Básica (PROBÁSICA), desenvolvida no Município de Parnamirim, Rio Grande do Norte. Tem por objetivo identificar e analisar a contribuição desta política de formação inicial para a formação profissional de professores. Para consubstanciar a investigação, utilizamos metodologicamente os procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental, observação, entrevista semi-estruturada, questionário-roteiro e pesquisa virtual. Na análise dos dados, traçamos um quadro geral sobre o PROBÁSICA enquanto formação inicial e sobre suas articulações com a formação continuada, pesquisa pedagógica, pesquisa colaborativa e o exercício da profissão docente, identificando as possibilidades e limites do Programa, no sentido de atingir o objetivo proposto neste trabalho. A partir da investigação realizada, construímos o desenho institucional do Programa em questão, focalizando inclusive, os aspectos organizacionais do seu funcionamento. Quanto aos resultados, constatamos que apesar do PROBÁSICA possibilitar o acesso do professor em serviço à Universidade, o que se constitui um aspecto forte, evidencia-se eminentes pontos fracos em sua sistemática devido à própria estrutura organizacional dessa política educacional, que não conta com as condições curriculares, institucionais e financeiras necessárias para o êxito da formação profissional. Mediante a pesquisa, entende-se que a operacionalização da política de formação em Parnamirim coaduna-se ao ideário da Reforma Educacional difundida nos anos 1990, articulada aos interesses neoliberais, que atribuiu ao professor a responsabilidade pelas mazelas do sistema público de ensino, não respondendo completamente a finalidade da formação profissional, haja vista que não define uma política nacional global que trate com seriedade das questões da formação inicial, formação permanente, pesquisa pedagógica, salário, carreira e condições de trabalho
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14172
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