Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14189
Título: Uma visita ao universo matemático de Lewis Carrol e o (re)encontro com sua lógica do nonsense
Autor(es): Teixeira, Rafael Montoito
Palavras-chave: Lewis Carroll;Lógica do nonsense;Romances matemáticos;Educação;Educação matemática;Raciocínio lógico-matemático;Lewis Carroll;Logic of nonsense;Mathematics romances;Education;Mathematics education;Reasoning logical-mathematical
Data do documento: 7-Dez-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: TEIXEIRA, Rafael Montoito. Uma visita ao universo matemático de Lewis Carrol e o (re)encontro com sua lógica do nonsense. 2007. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: Notable mathematics teacher, Lewis Carroll, pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), made the mixture of mathematics with literature a ludic environment for learning that discipline. Author of Alice s Adventures In Wonderland and its sequel Alice Through The Looking Glass, he eventually created a real and complex universe which uses what we call the logic of the nonsense as an element to motivate the development of mathematical thinking of the reader, taking it as well, learn by establishing a link between the concrete (mathematics) and the imaginary (their universe). In order to investigate and discuss the educational potential of their works and state some elements that can contribute to a decentralized math education from the traditional method of following the models and decorate formulas, we visited his works based on the studies of archeology of knowledge (FOUCAULT, 2007), the rational thought and symbolic thinking (VERGANI, 2003) and about the importance of stories and narratives to the development of human cognition (FARIAS, 2006). Through a descriptive, analytical study, we used the literary construction and presented part of our study in form of a mathematical novel, to give the mathematical school a particular charm, without depriving it of its basics properties as discipline and content. Our study showed how the works of Carroll have a strong didactic element that can deploy in various activities of study and teaching for mathematics classes
metadata.dc.description.resumo: Exímio professor de matemática, Lewis Carroll, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (1832 1898), fez da mistura da matemática com a literatura um ambiente lúdico para a aprendizagem dessa disciplina. Autor dos conhecidos Alice no país das Maravilhas e Alice através do espelho, acabou criando um universo real e complexo no qual se utiliza do que chamamos lógica do nonsense como elemento para motivar o desenvolvimento do pensamento matemática do leitor, levando-o, assim, a aprender, estabelecendo uma ligação entre o concreto (matemática) e o imaginário (seu universo). Com o objetivo de investigar e discutir as potencialidades didáticas de suas obras e de elencar alguns elementos que possam contribuir para uma educação matemática descentralizada da tradicional metodologia de seguir os modelos e decorar fórmulas, visitamos suas obras tendo por base os estudos sobre arqueologia do saber (FOUCAULT, 2007), o pensamento racional e o pensamento simbólico (VERGANI, 2003) e sobre a importância das histórias e narrativas para o desenvolvimento da cognição humana (FARIAS, 2006). Por meio de um estudo descritivo-analítico, utilizamos a construção literária, apresentamos parte de nosso estudo na forma de um romance matemático, visando conferir à matemática escolar um encanto particular, sem privar-lhe de suas propriedades básicas enquanto disciplina e conteúdo. Nosso estudo mostrou o quanto as obras de Carroll possuem uma forte vertente didática que pode se desdobrar nas mais variadas atividades de estudo e ensino para as aulas de matemática
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14189
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelMT.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.