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Título: O sindicato como espaço de construção da profissão docente
Autor(es): Vieira, Josenilton Nunes
Orientador: Nunez, Isauro Beltrán
Palavras-chave: Sindicato;Movimento sindical;Profissão docente;Profissionalização;Professores;syndicate;movement;teacher profession;profissionalization;teachers
Data do documento: 23-Mar-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VIEIRA, Josenilton Nunes. O sindicato como espaço de construção da profissão docente. 2009. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: Esta tese examina a relação sindicato/profissão docente procurando desvelar o importante papel assumido pelo movimento sindical no processo de profissionalização dos professores militantes. Para tanto, descreve e analisa as trajetórias históricas de três sindicatos representantes da categoria docente Associação dos Professores Licenciados da Bahia APLB/Sindicato; Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco SINTEPE; Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina SINDSEMP - com atuação na microregião do Vale do São Francisco, especificamente, nos municípios de Juazeiro Bahia, e de Petrolina Pernambuco. Concentra seu interesse nas contribuições dos sindicatos para o desenvolvimento profissional docente nessa micro-região analisando os aspectos relacionados aos conflitos emergentes na organização sindical, ao posicionamento dessas entidades diante da realidade educacional, às suas lutas reivindicativas, à dimensão formativa das ações coletivas. O estudo procura responder as seguintes questões: como tem se caracterizado o movimento sindical dos professores da rede pública no Vale do São Francisco? De que modo suas ações repercutem na formação e profissionalização dos professores? Os professores reconhecem o sindicato como um espaço de construção da profissão docente? O percurso metodológico orientou-se por uma abordagem qualitativa de caráter etnometodológico, utilizando como instrumentos para apreensão dessa realidade, as fontes documentais e as entrevistas com vinte e quatro professores militantes. O tratamento dos dados baseou-se na análise interpretativa dos discursos presentes em documentos e nas respostas dos entrevistados, tendo como referencial nessa análise os estudos teóricos sobre o sindicalismo e a profissionalização docente. Para uma construção do marco conceitual desse trabalho estudou-se essas duas categorias a partir de suas gêneses, da evolução sócio-histórica de seus conceitos e das discussões contemporâneas que produzem explicações sobre o movimento sindical docente e sobre o processo de profissionalização dos professores. Como tese desse estudo defende-se a idéia de que os sindicatos docentes têm contribuído significativamente no processo de construção da profissão docente dos professores militantes desse movimento na microrregião do Vale do São Francisco. Uma vez que ao participar ativamente nas ações coletivas promovidas pelas entidades sindicais, os professores desenvolvem seu senso crítico da realidade educacional; aperfeiçoam sua formação e reivindicam do Estado essa condição como um direito; lutam por condições dignas de trabalho; reivindicam a valorização salarial e, tentam construir uma imagem de professor baseando-se no modelo profissional. A contribuição do sindicato, no processo de profissionalização dos professores, é mais evidente na sua dimensão externa que caracteriza o profissionalismo, nos aspectos relacionados: às formas de participação na definição e na gestão da política educacional; às lutas políticas pelas conquistas do status profissional, do reconhecimento social e da sua conseqüente valorização. As ações sindicais repercutem com menor intensidade na dimensão interna que define a profissionalidade, nos aspectos relacionados: à gestão dos processos pedagógicos na escola e na sala de aula; à aquisição dos saberes disciplinares; à crítica epistemológica dos conhecimentos mobilizados no ensino; às questões curriculares; e às mediações que possibilitam a aprendizagem na escola e na sala de aula
Abstract: This work examines the connection Syndicate/teachers profession trying to unveil the important role taken over by the Syndical movement in the process of professionalization of the militant teachers. For that, it describes and analyses the historical course of three Syndicates representatives of the teachers category Associação dos Professores Licenciados da Bahia APLB; Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco SINTEPE; Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina SINDSEMP acting in the micro-region of the San Francisco Valley, especially, in the municipalities of Juazeiro Bahia , and of Petrolina Pernambuco. It concentrates its interests on the contribution of the Syndicates for the professional development of these teachers in this region analysing the aspects related to emerging conflicts into the Syndical organization, to the attitude of these entities before the educational reality to their reinvindicative struggles to the formative dimension of the group actions. This study tries to answer the following questions: How has this syndical movement of teachers of state school of S. Francisco Valley been characterized? How do their actions reflect in the formation and professionalization of the teachers? Do teachers recognize the syndicate as a constructive space for the teaching profession? The methodological trajectory was directed through a qualitative approach of an etnomethodological character, using instruments for the understanding of this reality, The treatment of the data was based on the interpretative analysis of the speeches present in documents and through answers of the interviwees, having as a reference in this analysis the theoretical studies about syndicalism and the teacher professionalization. For a conceptual construction of this work it was studied these two categories from their genesis, from the social historical evolution of their concepts and the up to date discussions that give explanations about the teachers syndical movement and about the process of teachers professionalization. As thesis of this study it was defended the idea of that the teachers syndicates have contributed expressively in the process of the construction of the teacher profession of the militant teachers of this in the micro-region of the S. Francisco Valley. Once the teachers participate actively in this movement promoted by the syndical entities, the teachers develop the critical sense of the educational realty; improve their formation and reinvindicate from the State this condition as a Right; fight for better conditions in the work; reinvindicate the salary valuation and, try to construct an image of teacher basing on a professional model. The contribution of the Syndicate in the process of teachers profissionalization, is more evident in its external dimension that chacterizes the profissionalism, on the related aspects: to the forms of participation in the definition and the management of the educational politics; to the political struggles for the achievements of the professional status, to the recognition and of his eventual valuation. The syndical actions have repercussions with less intensity in the inside dimension that defines the profissionality, in the related aspects: to the administratation of the pedagogical processes in schools and in the classroom; to the acquisition of branches of knowledges; to the epistemological criticism of the acquirements mobilized in the teaching; the curricular question to the mediation that make possible the learning at school and in the classroom
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14207
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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