Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14236
Title: A Associação Cultural Itapetinguense: um projeto de emancipação educacional e política para uma vila (1936-1961)
Authors: Adorno, Soraya Mendes Rodrigues
Advisor: Paiva, Marlúcia Menezes de
Keywords: Biblioteca;Saberes;Emancipação
Issue Date: 5-Dec-2004
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ADORNO, Soraya Mendes Rodrigues. A Associação Cultural Itapetinguense: um projeto de emancipação educacional e política para uma vila (1936-1961). 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa de caráter histórico-documental tem como objeto a Associação Cultural Itapetinguense (ACI) fundada em 1936 e nascida a partir da leitura coletiva de jornais entre homens da elite pecuarista do povoado de Itatinga, hoje cidade de Itapetinga (BA). Conhecer a ACI representou evidenciar seus projetos culturais e educacionais desde sua fundação até o ano de 1961, analisando os saberes veiculados nesses projetos. Dentre os projetos, examinamos de forma mais apurada a Biblioteca Dr. Orlando Bahia e as iniciativas de ensino: a Escola da ACI, o Curso de Ciências, Letras e Artes, o Ginásio Alfredo Dutra e a Escola Normal Juvino Oliveira, sob a ótica dos saberes socializados nestas ações. Entendemos que tais saberes foram disseminados via leitura dos livros da Biblioteca Dr. Orlando Bahia, o que nos fez analisar o acervo dessa biblioteca percebendo que tais livros foram os tesmunhos dos saberes da docência daquele período da história da educação em Itapetinga. Eles foram, e ainda são, não só os portadores dos conteúdos e dos saberes ensinados, mas os reveladores de um projeto de emancipação educacional e política para a vila de Itapetinga. Estudar a história da Associação Cultural Itapetinguense, seus projetos culturais e educacionais nos possibilitou conhecer a vila de Itapetinga e sua trajetória econômico-social, seu desenvolvimento cultural e o processo de emancipação educacional e política. Assim as ações culturais e educativas implementadas pela ACI e direcionadas à vila significaram a possibilidade de progresso, de esclarecimento e consolidação de uma elite econômica e social local e de enlevamento no âmbito dos saberes e da educação formal dos moradores em geral. As fontes compulsadas para a pesquisa foram basicamente os livros de atas e os estatutos da Associação Cultural Itapetinguense, jornais locais, os livros de registros da Biblioteca Dr. Orlando Bahia, além de fontes orais
Abstract: Este trabajo de pesquisa posee um carácter histórico y documental, teniendo como objetivo la Associação Cultural Ipapetinguense fundada em el año de 1936, por la dedicación de los hombres de la élite ganadera se congregarem para la lectura de los periódicos existentes en aquella época en la villa de Itatinga, actualmente la ciudad de Itapetinga (BA). Conocer la ACI, representó evidenciar sus proyectos direccionados para la cultura y la enseñanza, desde su comienzo hasta el año de 1961, analizando los conocimientos vinculados en esos proyectos. Entre los mismos, examiamos detalladamente a Biblioteca Dr. Orlando Bahia y las iniciativas realizadas para la enseñanza: la Escola da ACI, el Curso de Ciências, Letras e Artes, el Ginásio Alfredo Dutra y la Escola Normal Juvino Oliveira, desde el punto de vista de los conocimientos socializados en estas acciones. Entendemos que estos saberes fueron sembrados por la lectura de los libros da la Biblioteca Dr. Orlando Bahia, lo que nos hizo analizar el acervo de la misma, para así percibir que estos libros fueroan los testigos de los conocimientos de los maestros en quel período de la história de la educación en Itapetinga. Ellos fueron y todavia son, no sólo, los portadores de los contenidos y de los saberes enseñados, mas los reveladores de un proyeto de la emancipación educativa y política para la villa de Itapetinga. Estudiar la história de la Associação Cultural Itapetinguense, sus proyetos dedicados para la cultura y para la educación nos ofreció la posibilidad de conocer la villa de Itapetinga y su trayectoria económica y social, su desarrollo cultural y el camino recorrido en su emancipación educativa y política. De esta manera, las acciones culturales y educativas impulsionadas por la ACI y direccionadas hacia la villa fueroan la posibilidad del progreso, del esclarecimiento y confirmación de uma élite en el ámbito económico y social local y de aumento en el ámbito de los conocimientos y de la educación formal del pueblo en su sentido amplio. Las fuentes citadas para la pesquisa fueron, fundamentalmente, los libros de las actas y los estatutos de la ACI, periódicos locales, y libros de registros de préstamo de la Biblioteca Dr. Orlando Bahia, además de todas las comunicaciones orales em las charlas realizadas
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14236
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SorayaMRA.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.