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dc.contributor.advisorAndrade, João Maria Valença dept_BR
dc.contributor.authorCavalcante, Christianne Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:07Z-
dc.date.available2010-06-29pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:07Z-
dc.date.issued2009-10-09pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Christianne Medeiros. Professoras e projetos: concepções e práticas no ensino fundamental. 2009. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14252-
dc.description.abstractThe discussion we have established in this study is about how the practice is developing educational projects based on work with because the methodological choice of the teacher. The study of an ethnographic qualitative approach was conducted with a group of six teachers in two public schools in School Administrative Zone north of the city of Natal / RN. Data were constructed from semi-structured, reinforced by the direct observation of the practice of teaching of teachers. The goals outlined were to identify the reasons why the option for the project, listing the benchmarks that subsidized their construction, the observation of everyday experience in educational planning and development of projects developed. In the light of information we can notice a complex and even contradictory, which is confusing the concepts and practices are weakened. The analysis revealed inconsistencies between theory and practice in working with projects, the fruit of little theoretical development of teachers. The adoption of the project as a methodological option has meant a change in direction of the effective action didactic. Reflects on this situation, it was concluded that there is a need to broaden the understanding of the significance of this type of work, covering the different dimensions that involve the practice of research, research and training of teachers. Even preventing the intentions and initiatives of the teachers, it must be emphasized is the process of learning within an approach that focuses the process of learning in multiple dimensions, inter-relational, both the capabilities of students in the areas of knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho com projetospor
dc.subjectprática de ensinopor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectWorking with projectseng
dc.subjectpractice of teachingeng
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjectelementary schooleng
dc.titleProfessoras e projetos: concepções e práticas no ensino fundamentalpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5337718629104196por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0350305925407630por
dc.contributor.referees1Silva, Jorge Ubiracy Barbosa dapt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815131287885914por
dc.contributor.referees2Santiago, Maria Elietept_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348134383110052por
dc.contributor.referees3Ferreira, Adir Luizpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8por
dc.contributor.referees4Andrade, érika dos Reis Gusmão dept_BR
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033por
dc.contributor.referees5Silva, Rosália de Fátima ept_BR
dc.contributor.referees5IDCPF:32264046449por
dc.contributor.referees5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8por
dc.description.resumoA discussão que estabelecemos neste estudo versa sobre a forma como está se desenvolvendo a prática educativa baseada no trabalho com projetos, fruto da opção metodológica do professor. O estudo numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico foi realizado com um grupo de seis professoras em duas escolas do Ensino Fundamental da Zona Administrativa Norte da Cidade de Natal/RN. Os dados foram construídos a partir de entrevistas semiestruturadas, reforçados pela observação direta da prática de ensino das professoras. Os objetivos traçados foram identificar os motivos que justificavam a opção pelos projetos, relacionando os referenciais que subsidiavam sua construção; vivenciar a observação do cotidiano docente no planejamento e desenvolvimento dos projetos elaborados. À luz das informações obtidas, pode-se perceber um quadro complexo e mesmo contraditório, no qual as concepções se confundem e as práticas se fragilizam. A análise evidenciou incoerências entre teoria e prática no trabalho com projetos, fruto do pouco aprofundamento teórico das professoras. A adoção do projeto como opção metodológica não significou uma mudança efetiva no direcionamento da ação didática. Numa reflexão sobre tal situação, concluiu-se a necessidade de reclamar por uma compreensão do significado desse tipo de trabalho, abarcando as diferentes dimensões que implicam na prática da investigação, da pesquisa e da formação do professor. Mesmo não inviabilizando as intenções e iniciativas das professoras em busca de oferecer uma educação de mais qualidade, concluiu-se ser preciso enfatizar o processo de aprendizagem dentro de uma abordagem que enfoque o processo de aprender numa dimensão mais múltipla, mais inter-relacional, tanto das capacidades do aluno quanto das áreas do conhecimento. A escola de forma geral precisa acreditar na proposta que advém do trabalho a partir dos projetos e tentar superar a rotina tradicional de preocupação com os conteúdos.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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