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Título: Representações sociais de formação continuada: com a palavra as professoras do ensino fundamental da rede pública de Natal RN
Autor(es): Gadelha, Maria Jose de Araujo
Palavras-chave: Representações sociais;formação continuada;docente;Social representations;continuing education;teaching
Data do documento: 10-Mai-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GADELHA, Maria Jose de Araujo. Representações sociais de formação continuada: com a palavra as professoras do ensino fundamental da rede pública de Natal RN. 2010. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Metaphorically, research is presented as a journey by sea, having as object of study the social representations of Continuing Education for teachers of elementary school and as aim, to analyze them in comparison of participants from state and municipal systems, located in Natal-RN, Brazil .They have contributed to the achievement of this objective the voices of 158 teachers, the vast literature on training in professional development and the theoretical formulations proposed by Moscovici and colleagues, with relevance to the Central Nucleus Theory advocated by Abric. The corpus resulting from evocations about continuing education, as well as teachers' justifications were submitted to different computer methods/techniques, through the EVOC ALCESTE Programs, respectively, providing the opportunity to highlight a network of interconnections between the likely core and the production of discourse. Although the educational ideologies that underlie social perception of the state teachers are anchored in New School and technicist concepts and the teachers in the city tend to an ideology of social interaction, the choice of working with the symbolic field identified the political-social commitment of groups with the impacts of training on learning of their students
metadata.dc.description.resumo: A investigação é metaforicamente apresentada como uma viagem náutica, tendo como objeto de estudo as representações sociais de formação continuada de professores do Ensino Fundamental e como objetivo analisá-las comparativamente em relação às participantes das redes estadual e municipal, situadas em Natal/RN, Brasil. Contribuíram para o alcance desse objetivo as vozes de 158 professoras, a vasta literatura sobre formação em desenvolvimento profissional e as formulações teóricas propostas por Moscovici e colaboradores, com relevância a Teoria do Núcleo Central defendida por Abric. O corpus decorrente das evocações em torno de formação continuada e as justificativas das docentes foram submetidas a diferentes métodos/técnicas informatizados, por meio dos Programas EVOC e ALCESTE, respectivamente, oportunizando evidenciar uma rede de interconexões entre o provável núcleo central e as produções discursivas. Embora os ideários pedagógicos que perpassam as representações sociais das docentes da rede estadual sejam ancorados em concepções escolanovista e tecnicistas e as das professoras da rede municipal tendam a um ideário sócio-interacionista, a opção por trabalhar com o campo simbólico permitiu identificar o compromisso político-social dos grupos com os impactos da formação na aprendizagem de seus alunos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14264
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