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Título: Luta pela terra, luta pela palavra: história de vida e formação de duas educadoras populares do campo
Autor(es): Souza, Kelly Pereira de
Orientador: Paiva, Irene Alves de
Palavras-chave: Educação popular;Formação do professor;História de vida;Popular education;Teacher s qualification;Life story
Data do documento: 24-Mar-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Kelly Pereira de. Luta pela terra, luta pela palavra: história de vida e formação de duas educadoras populares do campo. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Este trabalho resultou do reencontro entre mim e duas professoras com as quais já havia trabalhado, orientando-as pedagogicamente, durante a execução do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos nos Assentamentos de Reforma Agrária do Estado de Sergipe (PAJA/PRONERA), entre 2002 e 2003. A questão que motivou a pesquisa esteve alicerçada no princípio fundamental que orientou a realização dos cursos de formação e capacitação de professores e professoras no PAJA: conhecer a realidade e as necessidades dos mesmos, promovendo o diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento do senso comum. Tomando como referencial o fato de que a formação das professoras não está restrita à qualificação acadêmica, ou seja, de que esta compõe uma parte da formação, que por sua vez é resultante da trajetória pessoal de cada uma, dialeticamente individual e coletiva, o acesso à realidade e às necessidades das professoras foi realizado por meio do conhecimento da história de vida das mesmas, especialmente de suas trajetórias escolares e profissionais. Estas, inevitavelmente, remeteram-se ao contexto social e cultural do campo, que pôde ser conhecido ainda mais de perto com a convivência junto às professoras durante vinte e sete dias em que permaneci no assentamento Golfo, localizado no município de Pacatuba/SE. A aproximação à vida das professoras através de suas narrativas e da convivência cotidiana demonstrou o quanto a Ciência ainda se encontra distante do dia-a-dia dos camponeses e camponesas, se apresentando por vezes como um produto acabado. De maneira que o diálogo entre essas duas esferas e a expectativa da transformação das condições sociais e culturais no/do campo, com a contribuição da educação, na qual o professor e a professora têm papel essencial, ainda permanecem como um desafio
Abstract: This project has resulted from a reunion between me and two teachers with whom I had already worked, pedagogically counseling them during the execution of the Project of Youngsters and Adults Schooling at the Agrarian Reform Settlements in the State of Sergipe (PAJA/PRONERA) between 2002 and 2003. The matter that really motivated the research was related to the essential principle that guided the accomplishment of the PAJA s teachers education and professionalization: understanding their reality and knowing their needs, promoting the dialogue between scientific and common sense knowledge. Taking as a reference the fact that the teachers education is not restricted to the academic qualification, that is, that it is a part of the educational process, which, in turn, is a result of each one s personal background, dialectically individual and collective, the access to the teachers reality and needs was accomplished by studying their backgrounds, especially their school and professional career. They, inevitably, focused themselves on the country life s social and cultural context, that could be better understood by living together with the teachers during the twenty-seven days I stayed in the Golfo s settlement, located in the town named Pacatuba/SE. The approach to the teachers lives through their stories and the daily contact proved how much Science is still distant from the peasants routine, sometimes being presented to them as a finished product . That way, the dialog between those two categories and the expectation of the country life s social and cultural conditions, together with the education, in which teachers have an essential role, still remain as a challenge
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14303
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