Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14316
Título: Relações entre teorias da história e ensino de história: a compreensão de professores
Autor(es): Lemos, Eden Ernersto da Silva
Orientador: Andrade, João Maria Valença de
Palavras-chave: História do ensino;Teorias da história do ensino;Professor
Data do documento: 14-Out-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LEMOS, Eden Ernersto da Silva. Relações entre teorias da história e ensino de história: a compreensão de professores. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre a compreensão de professores da História escolar do Ensino Fundamental a respeito das relações existentes entre as teorias da história e o ensino da História escolar, bem como refletir como estes docentes compreendem a influência que a sua prática de ensino recebe das teorias da história. O trabalho está respaldado nos postulados da pesquisa qualitativa e nas características da etnografia da prática escolar. Os principais procedimentos de construção dos dados foram a análise documental, as entrevistas semi-estruturadas, o diário de campo e as observações de aulas. A perspectiva epistemológica da multirreferencialidade foi referência importante nesta pesquisa. Os partícipes deste trabalho são dois professores da rede municipal de Natal que atuam na área da História escolar em duas escolas da Zona Administrativa Norte da cidade. As análises realizadas apontam para indícios significativos de que não ocorreram situações de ensino contínuas e regulares na formação inicial e continuada destes docentes, que evidenciassem claramente as relações entre as teorias da história e o ensino da História escolar. Elas também sugerem que a compreensão deles sobre a influência que a sua prática de ensino recebe das teorias da história, ainda não é explícita. Nós compreendemos que as relações entre as teorias da história e o ensino da História escolar são importantes para a formação inicial e continuada dos professores desta área do conhecimento, mesmo quando estas relações não são explicitamente apontadas pelos professores formadores, pois elas sempre influenciarão a prática de ensino que os docentes da História escolar constroem
Abstract: This thesis has as an objective to think over the teachers` understanding of the school History of the Fundamental Teaching regarding the existent relations between the history theories and the teaching of the school History, as well as to think over how these teachers see the influence that their teaching practice gets from the history theories. The work is based on the postulates of the qualitative research and on the characteristics of the ethnography of the school practice. The main procedures of data gathering were the documental analysis, the semi-structured interviews, the field diary and the observations of classes. The scientific perspective of the multiple references is an important source in this research. The participants of this work are two teachers of the school district of Natal who work in the field of the school History in two schools on the North Side of the city. The accomplished analysis point to significant indications that didn't occur continuous and regular teaching situations in the initial and continuing education of these teachers that clearly showed the relations between the history theories and the teaching of the school History. They also suggest that their understanding about the influence that their teaching practice gets from the history theories, is not still explicit. We understand that the relations between the history theories and the teaching of the school History are important for the initial and continuing education of these teachers who belong in this knowledge field, even when these relations are not explicitly pointed by the teachers, because they will always influence the teaching practice that the teachers of the school History build
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14316
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdenESL.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.