Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14322
Título: Um estudo sobre a concepção de paradoxo segundo o pensamento de Augustus de Morgan
Autor(es): Pessoa, Nemone de Sousa
Orientador: Fossa, John Andrew
Palavras-chave: Paradoxos;De Morgan;Augustus;História da Ciência;Paradoxes;De Morgan;Augustus;History of Science
Data do documento: 15-Set-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PESSOA, Nemone de Sousa. Um estudo sobre a concepção de paradoxo segundo o pensamento de Augustus de Morgan. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do conceito de paradoxo suscitado na obra A Budget of Paradoxes (1872) do matemático e lógico inglês Augustus De Morgan (1806-1871). Neste aspecto é importante salientar que uma grande parte deste livro consiste de re-impressões de uma série de escritos do autor no periódico científico Athenaeum, quando de sua atuação como revisor bibliográfico. Os ensaios se referem a alguns trabalhos científicos produzidos entre os anos de 1489 e 1866 cujo critério de seleção para a composição da referida obra reside, basicamente, no aspecto metodológico adotado ou ainda na conclusão divulgada por tais estudiosos. A conceituação de paradoxo é apresentada em dois momentos distintos. No primeiro momento, promovemos um estudo das definições encontradas para o termo segundo um enfoque filosófico, caracterizando-o como algo que exige investigação adicional; ao que foi complementado com exemplos clássicos do contexto científico. No segundo, apresentamos a conceituação defendida por De Morgan e, sob essa perspectiva, o que ele conceitua paradoxo está diretamente relacionado às metodologias não-usuais empregadas na formulação de novas teorias científicas. Neste estudo algumas dessas concepções científicas são pormenorizadas, onde, através do resgate histórico, embrenhamos nosso estudo em questões da Matemática, da Física, da Lógica, entre outras. De posse da análise preliminar e em confrontação com a concepção de De Morgan, tornou-se possível diagnosticar algumas limitações na conceituação sugerida pelo autor. Por outro lado, evidenciamos, diante dos casos apresentados, a não-linearidade do processo de produção do conhecimento e, consequentemente, do progresso da ciência
Abstract: This work aims to analyze the concept of "paradox" posed in the work of The Budget Paradox (1872) of mathematical and logical English Augustus De Morgan (1806-1871). Here it is important to note that a large part of this book consists of re-prints of a series of writings by the author in journal Athenaeum, where its performance as auditor of literature. The tests refer to some scientific work produced between the years 1489 and 1866 and the rules of selection for the composition of the work is, basically, the methodological aspects used in the completion or disclosed by such scholars. The concept of paradox is presented in two distinct moments. At first, we found a study of definitions for the term in a philosophical approach, characterizing it as something that requires further investigation; which was complemented with the classic examples of a scientific context. In the second, we present a concept advocated by De Morgan and, under this perspective, that he conceptualized the "paradox" is directly related to the non-usual methods employed in the formulation of new scientific theories. In this study some of these scientific concepts are detailed, where, through the redemption history, engaging in issues of our study Mathematics, Physics, of Logic, among others. Possession of the preliminary analysis and comparison with the design of De Morgan, it became possible to diagnose some limitations in the conceptualization suggested by the author. Further, evidenced, in front of the cases, the nonlinearity of the process of production of knowledge and hence the progress of science
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14322
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NemoneSP.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.