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Título: Anayde Beiriz e a escrita de si: (Educação, história e relações de gênero)
Autor(es): Pinheiro, Mariza de Oliveira
Orientador: Morais, Maria Arisnete Câmara de
Palavras-chave: Anayde Beiriz;educação da mulher;escola normal paraibana;prática cultural;escrita de si;Anayde Beiriz;éducation de la femme;école normale paraibanaise;pratique culturelle;écriture de soi
Data do documento: 17-Nov-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PINHEIRO, Mariza de Oliveira. Anayde Beiriz e a escrita de si: (Educação, história e relações de gênero). 2009. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: O tema desta dissertação é a História da educação da mulher. Propõe-se, a analisar as práticas culturais da professora Anayde da Costa Beiriz (1905-1930), no contexto paraibano de início do século XX. Utiliza-se o referencial teórico-metodológico da História Cultural, por inclinar-se contra a história silenciada no cânone tradicional. Aporta-se no conceito de representação em Chartier (1990), ao romper com antigas idéias de sentido intrínseco, absoluto, único, compreendendo as práticas complexas, múltiplas e diferenciadas, que constroem o mundo como representação. Também no conceito de configuração em Elias (1980), ao abranger que aparentemente indivíduo e sociedade são dois objetos que existem independentemente, mas na verdade, referem-se a dois níveis inseparáveis do mundo social, estão unidos por elos de interdependência. Busca-se um diálogo entre o passado e o presente e as diferentes dimensões: histórica, social, política e cultural, vivenciadas pela professora Anayde Beiriz. Para obter as informações acerca das suas práticas culturais, caminha-se na busca das marcas desta história em múltiplas fontes: na bibliografia disponível entre as áreas da Literatura, História, Ciências Sociais e Educação; em arquivos, do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e de Natal; nas Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba e do Rio Grande do Norte e em Sebos de livros. A catalogação abrange: periódicos; a legislação vigente; escritos de contemporâneos; depoimentos orais de parentes; cartas e fotos. Entende-se desta forma, que a idéia de esmiuçar através deste estudo, aspectos que ainda não tenham sido vistos e lembrados, podem não apenas responder ao nosso questionamento, mas podem a partir da reflexão que se faz traduzir-se num novo entendimento desta história. Conclui-se que no processo de inserção da mulher na educação a partir das Escolas Normais, estão contidos múltiplos significados, que envolvem as relações de gênero, a história do poder, da moral, da superação, das lutas e insatisfações. Percebe-se o legado de resistências e conquistas. Foi sob a inspiração dos ares da modernidade com a Belle Époque, repercutindo no mundo e também na Parahyba do Norte, que se concretizou a formação social da professora Anayde Beiriz e das mulheres do seu tempo. A análise da escrita de si confirma o discurso normativo de controle moral social, a subjugação e preconceitos sofridos por Anayde Beiriz e a educação diferenciada de gênero que determinaram seus hábitos e costumes. Ou seja, à mulher, a permanência no espaço privado, o recato, o enobrecimento das funções do lar e da maternidade como a sua mais elevada aspiração, a sustentação moral da família, a preservação da tradição e a perpetuação das regras religiosas
Abstract: Le thème de cette dissertation est l Histoire de l éducation de la femme. Une analyse des pratiques culturelles de la professeur Anayde da Costa Beiriz (1905-1930), dans le contexte paraibanais du début du XXe siècle, est proposée. Le référentiel théoricométhodologique de l Histoire Culturelle est utilisé, pour aller contre l histoire passée sous silence dans le canon traditionnel. Basée sur le concept de représentation (Chartier, 1990), rompant avec les anciennes idées de sens intrinsèque, absolu, unique, liée aux pratiques complexes, multiples et différenciées, qui construisent le monde comme représentation. Basée aussi sur le concept de configuration (Elias, 1980), en comprenant que apparemment individu et société sont deux objets qui existent indépendamment, mais en vérité, se rapportent à deux niveaux inséparables du monde social, sont unis par des liens d interdépendance. Un dialogue est recherché entre le passé et le présent et les différentes dimensions: historique, sociale, politique et culturelle vécues par la professeur Anayde Beiriz. Pour obtenir des informations sur ses pratiques culturelles, une recherche des marques de cette histoire dans de multiples sources est effectuée: dans la bibliographie disponible parmi les domaines de la littérature, de l histoire, dês sciences sociales et de l éducation; dans des archives de l Institut Historique et Géographique de la Paraiba et de Natal; dans les Bibliothèques de l Université Fédérale de la Paraiba et du Rio Grande do Norte et chez des bouquinistes. L inventaire comprend: des périodiques, la législation en vigueur, des écrits de contemporains, dês témoignages oraux de parents, des lettres et des photos. On comprend de cette façon, que l idée d éplucher au travers de cette étude, des aspects qui n ont pas encore été vus et rappelés, peut non seulement répondre à nos doutes, mais, peut à partir de la réflexion qui se fait, se traduire par une nouvelle compréhension de cette histoire. En conclusion, des significations multiples sont contenues dans le processus d insertion de la femme dans l éducation à partir des Écoles Normales, qui englobent les relations de genre, l histoire du pouvoir, de la morale, de surpassement, des luttes et insatisfactions. On perçoit l héritage de résistances et de conquêtes. Cela a été sous l inspiration des airs de la modernité avec la Belle Époque, en répercutant dans le monde et aussi dans la Parahyba du Nord, que s est concrétisée la formation sociale de la professeur Anayde Beiriz et des femmes de son temps. L analyse de l écriture de soi confirme le discours normatif du contrôle moral social, le joug et les préjugés soufferts par Anayde Beiriz et l éducation différencié de genre qui ont déterminé ses habitudes et coutumes. C est-àdire, pour la femme, la permanence dans l espace privé, la retenue, l anoblissement des tâches ménagères et de la maternité comme sa plus haute aspiration, le support moral de la famille, la préservation de la tradition et la perpétuation des règles religieuses
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14331
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