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Título: Professores de ciências naturais: necessidades formativas para ensinar a medir em trabalhos práticos e experimentais
Autor(es): Pereira, José Everaldo
Orientador: Nunez, Isauro Beltrán
Palavras-chave: Professor de ciências naturais;Habilidades de ensino;Medir no trabalho experimental;Formação continuada;Necessidades formativas;Natural science teacher;Education abilities;Measure in the experimental work;Continuing formation;Formative necessities
Data do documento: 3-Nov-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PEREIRA, José Everaldo. Professores de ciências naturais: necessidades formativas para ensinar a medir em trabalhos práticos e experimentais. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: O estudo apresenta uma pesquisa realizada com professores de Física, Química e Biologia o qual teve como objetivos avaliar: 1) o grau de desenvolvimento desses professores quanto às habilidades que possibilitam ensinar, a alunos do ensino médio, a habilidade de medir no trabalho prático e experimental; 2) as necessidades formativas em relação a essas habilidades; e 3) a ordem de prioridade para a formação docente, no que diz respeito a tais habilidades. O estudo se fundamenta na teoria da atividade, de A. N. Leontiev (1983), uma vez que consideramos a formação docente um tipo de atividade para a qual a categoria necessidade é fonte de motivação e na qual é condição necessária para a profissionalidade e para o desenvolvimento profissional. Foi aplicado um questionário de questões abertas e questões fechadas para 116 professores, durante três oficinas pedagógicas, realizadas para a dinamização de laboratórios de ciências. O instrumento permitiu obter-se o perfil pessoal e profissional dos participantes assim como avaliar-se o grau de desenvolvimento destes, sua necessidade formativa e a ordem de prioridade que eles atribuíram à tarefa de ensinar as habilidades relativas ao trabalho de testar hipóteses de medir, no que diz respeito a: a) operacionalizar variáveis de uma hipótese no trabalho experimental; b) medir no trabalho prático e experimental; c) estimar possíveis erros de medições e utilizar procedimentos adequados para minimizá-los; d) estimar a validez de uma medição; e e) estimar a confiabilidade de uma medição. Os resultados da pesquisa indicaram limitações dos professores quanto ao grau de desenvolvimento em relação a todas as habilidades analisadas. Mais de 90% deles consideraram essas deficiências como necessidades de formação continuada. A maioria (54%, em média) expressou prioridade imediata para formação em cada uma das habilidades. A partir de uma correlação, utilizando-se o teste estatístico qui-quadrado, entre o grau de desenvolvimento e a necessidade formativa para as cinco habilidades, os resultados obtidos permitem afirmar que, para todas essas habilidades de ensino, existe uma forte correlação entre o grau de desenvolvimento e a necessidade formativa. Essa situação é sintomática da importância de se aproximar mais, no ensino médio, o ensino de ciências e a formação docente no trabalho prático e experimental, como componente-chave da educação científica na educação básica. Os resultados obtidos podem contribuir, como subsídio, para cursos de formação continuada, tomando como base as necessidades que se constituem em elementos de motivação dos professores para o desenvolvimento profissional
Abstract: This paper presents a research realized with Physics, Chemistry and Biology teachers, and it aimed to evaluate: 1) the development level of those teachers regarding the abilities that make possible to teach high school students about how to measure in practical and experimental work; 2) the formatives necessities regarding those abilities; and 3) the order of priority for teacher´s formation regarding those abilities. The study is based on the activity theory, from A. N. Leontiev (1983), since we considerer the teacher´s formation a kind of activity for which the category necessity is source of motivation and in which is a necessary condition for professionality and for the professional development. A questionnaire with open and closed questions was applied to 116 teachers during three pedagogic workshops realized to dynamize the science laboratory. The instrument allowed us to obtain the personal and professional profile of the participants, as well as their development level, their formative necessities and their order of priority about the teaching of the abilities related to the work of testing measuring hypothesis, regarding: a) to operationalize variables of a hypothesis in experimental work; b) to measure in practical and experimental work; c) to estimate possible measuring mistakes and use proper procedures to minimize them; d) to estimate the validity of a measuring; and e) to estimate the confiability of a measuring. The research results indicated some limitations of the teachers about their development level in all the analyzed abilities. More than 90% of the teachers considered those deficiencies as necessities of the continuing formation. Most of them (about 54%) expressed immediate priority for formation in each one of the abilities. From a correlation, using the statistic chi-square test, between the development level and the formative necessities for the five abilities, the obtained results allow us to assure that, for all those teaching abilities, there is a strong correlation between the development level and the formative necessity. This situation is symptomatic of the importance of approaching more the science teaching and the teacher´s formation on practical and experimental work in high school as key-component of scientific education in basic education. The obtained results can contribute, as subsidy, for continuing formation courses, having as base the necessities that constitute motivation elements of the teachers for professional development
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14363
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