Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14375
Título: Fugindo da banalidade: o uso do orkut como extensão da sala de aula
Autor(es): Costa, Adriano Medeiros
Palavras-chave: Orkut;educação on-line;educação permanente;colaboracionismo e debate;Orkut;on-line education;permanent education;collaborationism and debate
Data do documento: 13-Mai-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: COSTA, Adriano Medeiros. Fugindo da banalidade: o uso do orkut como extensão da sala de aula. 2010. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: This dissertation investigated the insert and use of the education technologies in the on-line social net Orkut, as an extension of the classroom, especially for debates. With that experience accomplished in a discipline of a Brazilian public institution of higher education, it was tried to go beyond the use of the atmosphere for entertainment and to look Orkut as a tool of assistance to the process of teaching and learning. The research was based in the Paulo Freire´s communication concept and in the Célestin Freinet´s school cooperation concept. In this dissertation, in methodological terms, was adopted the category of the qualitative research. The adopted method was a combination of case´s study with research-action. The technique was the application of questionnaires, the collect of data was personal and the types of data were primary. Finally, introduces, then, prognostics about the future of the on-line social nets and finally suggest the formation of academicals on-line social networks
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação investigou a inserção e uso das tecnologias educacionais no que diz respeito à rede social on-line Orkut, como uma extensão da sala de aula, notadamente para debates. Com essa experiência realizada em uma disciplina de uma instituição pública de ensino superior brasileira, buscou-se ir além do emprego do ambiente para entretenimento e lançar um olhar sobre o Orkut como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino- prendizagem. A pesquisa fundamentou-se no conceito de comunicação para Paulo Freire e no de cooperação escolar para Célestin Freinet. Metodologicamente nesta dissertação foi adotada a categoria da pesquisa qualitativa, o método é uma combinação de estudo de caso com pesquisa-ação. A técnica foi à aplicação de questionários, a coleta de dados foi presencial e os tipos de dados foram primários. Por fim, apresentam-se, então, prognósticos sobre o futuro das redes sociais on-line e por fim sugere-se a formação de redes sociais on-line universitárias.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14375
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianoMC_DISSERT.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.