Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14394
Título: Robótica e educação: uma possibilidade de inserção sócio-digital
Autor(es): Silva, Akynara Aglae Rodrigues Santos da
Orientador: Coelho, Maria das Graças Pinto
Palavras-chave: Robótica pedagógica;Cidadania;TICs;Aprendizagem;Inclusão e futuro;Educational robotics;Citizenship;ICT;Learning;Inclusion and future
Data do documento: 18-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Akynara Aglae Rodrigues Santos da. Robótica e educação: uma possibilidade de inserção sócio-digital. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do uso da robótica no âmbito da educação como tecnologia fomentadora de inclusão sócio-digital, desvendando um novo campo que se delineia na atualidade. A robótica constitui-se em uma ferramenta ainda pouco difundida e não regulamentada a nível nacional no âmbito da educação. Escassas são as experiências envolvendo a ferramenta na região Nordeste. A presente pesquisa visa revelar um dos primeiros experimentos a nível educacional com a robótica no Rio Grande do Norte. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública chancelada por um notado instituto internacional de educação científica e tecnológica localizado no Estado do RN, buscando a partir de análise do curso de robótica, entender o seu funcionamento e mostrar sua utilização na escola, bem como revelar que contribuições foram geradas para inclusão digital da categoria discente, com base nos discursos de professores, coordenadores, gestão e alunos. Como elemento de coleta de informações, fizemos uso da técnica de grupo focal, aplicada em dois momentos: primeiro com grupos de alunos, depois com professores e administração escolar, além de observações direcionadas aos momentos em que o curso de robótica estava sendo efetivado. Como resultado, constatamos que a escola, por meio do curso de robótica é provedora de inclusão sócio-digital, uma vez que desperta na amostra de alunos desta pesquisa conhecimento propiciador de mudança social. E que apesar da categoria discente não compreender a dimensão do significado da palavra inclusão, os mesmos relatam ações cotidianas em que integram a tecnologia ao seu contexto social de forma harmônica, desfrutando da sua cidadania cultural de forma plena
Abstract: This paper presents a reflection on the use of robotics in education technology and the fostering of social and digital inclusion, unveiling a new field that has been outlined today. Robotics constitutes a tool still little known and not regulated at national level in education, there is little experience involving the tool in the Northeast. This research aims to reveal one of the first experiments with educational level robotics in Rio Grande do Norte. We present a field research conducted in a public school chancellor for a major institute of science and technology education of the state from seeking review of the robotics course, understand how they work and show their use in school and shows that contributions were generated for digital inclusion category students, based on speeches by teachers, engineers, management and students. As part of gathering information, we used the focus group technique, applied in two stages, one with groups of students, teachers and other school administration, as well as comments directed to the times when the robotics course was being finalized. As a result, we found that the school, through the robotics course is a provider of social and digital inclusion, since it awakens in the sample of students in this research knowledge enabler of social change. And that despite the student category do not understand the depth of meaning of inclusion, the same report in daily actions that integrate technology into their social context in harmony, enjoying its cultural citizenship in full
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14394
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AkynaraARSS_DISSERT.pdf4.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.