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Título: Formação da habilidade de interpretar gráficos cartesianos em licenciandos em química segundo a teoria de P. Ya. Galperin
Autor(es): Pereira, José Everaldo
Palavras-chave: Ensino de Química. Formação Inicial. Saberes Docentes. Formação de Habilidades. Gráficos Cartesianos. Teoria de Galperin;Chemistry Teaching. Teacher Education. Teacher s knowledge. Skill Development. Cartesian Graphic. Galperin s Theory
Data do documento: 28-Fev-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PEREIRA, José Everaldo. Formação da habilidade de interpretar gráficos cartesianos em licenciandos em química segundo a teoria de P. Ya. Galperin. 2013. 334 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: É notória nas discussões da área de Didática das Ciências a necessidade de que os estudantes não só aprendam teorias, leis e conceitos, mas que também desenvolvam habilidades que lhes permitam o agir competente para a cidadania crítica. Nessa perspectiva, algumas das habilidades para a aprendizagem das ciências naturais devem ser ensinadas de modo consciente, intencional e planejadas, como componente dessa competência básica. Estudos nos últimos vinte anos têm mostrado que estudantes e professores têm diversas dificuldades no desenvolvimento de habilidades, dentre elas, a de interpretar gráficos cartesianos, essencial para a compreensão das Ciências Naturais. Nesse sentido, o desenvolvimento desse conhecimento profissional na formação inicial de futuros professores de Química passa a ser estratégico não apenas para saber utilizá-lo, mas para saber ensiná-lo. Esta pesquisa teve como objetivo geral a organização, o desenvolvimento e o estudo de um processo de formação da habilidade de interpretar gráficos cartesianos como parte do conhecimento profissional docente, a partir de uma experiência formativa com seis estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para o desenvolvimento dessa habilidade, utilizamos como referencial a Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin e seus seguintes indicadores qualitativos: forma da ação, grau de generalização, grau de consciência, grau de independência e grau de solidez. A pesquisa, de natureza qualitativa, privilegiou como instrumentos de coleta de dados o registro de atividades dos licenciandos, a observação, o questionário e testes diagnósticos. No primeiro momento, foi planejado um Sistema Didático para o desenvolvimento da habilidade de interpretar gráficos cartesianos, com base nos pressupostos e etapas da Teoria de Galperin. No segundo momento, o referido Sistema foi aplicado junto aos licenciandos e o processo de formação da habilidade foi desenvolvido. Os resultados mostraram a possibilidade de formar a habilidade com consciência do sistema de operações invariante, com alto grau de generalização e internalizada a invariante operacional no plano mental. Os estudantes manifestaram as contribuições positivas desse tipo de experiência formativa. A pesquisa, por sua vez, revela a importância de se aprofundar na compreensão didática das individualidades no processo de assimilação, segundo a Teoria de Galperin, quando se trata da atualização de habilidades como parte do conhecimento profissional docente
Abstract: It has been remarkable among the Science Teaching debates the necessity that students do not learn only theories, laws and concepts, but also develop skills which allows them to act towards a critical citizenship. Therefore, some of the skills for the natural sciences learning must be taught consciously, intentionally and in a planned way, as component of a basic competence. Studies of the last twenty years have shown that students and teachers have plenty of difficulties about skills development and, among several, the skill of interpreting Cartesian graphics, essential for the comprehension of Natural Science. In that sense, the development of that type of professional knowledge during the initial education of future Chemistry teachers has become strategic, not only because they need to know how to use it, but also because they need to know how to teach it. This research has as its general objective the organization, development and study of a process of formation of the skill of interpreting Cartesian graphics as part of the teachers professional knowledge. It has been accomplished through a formative experience with six undergraduate students of the Teaching Degree Course of Chemistry of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN Federal University of Rio Grande do Norte), in Brazil. In order to develop that skill, we have used as reference P. Ya. Galperin s Theory of the Stepwise Formation of Mental Actions and Concepts and its following qualitative indicators: action form, degree of generalization, degree of consciousness, degree of independence and degree of solidness. The research, in a qualitative approach, has prioritized as instruments of data collecting the registering of the activities of the undergraduate students, the observation, the questionnaire and the diagnosis tests. At the first moment, a teaching framework has been planned for the development of the skill of interpreting Cartesian graphics based on the presupposed conceptions and steps of Galperin s Theory. At the second moment, the referred framework has been applied and the process of the skill formation has been studied. The results have shown the possibility of develop the skill conscious about the invariant operation system, with a high degree of generalization and internalized the operational invariant in the mental plane. The students have attested the contributions at that type of formative experience. The research reveals the importance of going deeper about the teaching comprehension of the individualities tied to the process of internalization, according to Galperin s Theory, when the update of abilities as part of the teaching professional knowledge is the issue
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14438
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