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Título: Guilherme de La Penha: uma história do seu itinerário intelectual em três dimensões
Autor(es): Chaquiam, Miguel
Palavras-chave: Guilherme de La Penha. Cientista Brasileiro. História da Ciência. História da Matemática. Educação Matemática;Guilherme de La Penha. Brazilian Scientist. History of Science. History of Mathematics. Mathematics Education
Data do documento: 17-Ago-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: CHAQUIAM, Miguel. Guilherme de La Penha: uma história do seu itinerário intelectual em três dimensões. 2012. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: This study focuses on the central Brazilian historiography of science, focusing specifically on the life and work of a contemporaneous mathematician-physicist, and becomes part of the set of research results that investigate, organize and describe personal, intellectual and professional itineraries of Brazilian scientists and educators. The theme chosen for the study ran from seminars on Mathematics in Pará and is up to organize and describe the life history, education, professional experience and scientific production of William Mauricio Souza Marcos de La Penha (Guilherme de La Penha), considering their academic, professional and intellectual life history, so that their academic and intellectual production be spread over the Brazilian scientific and academic community. We adopted the historical research as theoretical and methodological base for the development of this study, rising arguments about the profile of Guilherme de La Penha to characterize him as a multiskill intellectual and to reveal that his thoughts about science, technology, training scientists and educators were in accordance with their writings and their professional practice in order to build a first story about the life and work of William de La Penha. In this sense, we took the theoretical aspects related to historical research, biographies, intellectual itineraries, files and inventories as sources and historical construction vehicles in order to point out the essential elements to form a profile of the transdisciplinary intellectual historians, ie a profile scientist who carries out the research, management and administration, as well as a committed educator to the on-going training and forming process. The results pointed in different directions, among which we highlight the creation of Seção Guilherme de La Penha at Universidade da Amazonia, producing several articles about the life and work of William de La Penha presented at national and international conferences and the proposal for documentary displays which could contribute to understanding the implementation of a scientific area in Pará State, an area that would not only be restricted to the production of knowledge, but more than that, it would include the spreading, which provides various means, primarily through education. Thus it was possible to ensure that La Penha has an intellectual profile that can be considered a multi-and transdisciplinary intellectual who defends the possibility of forming a scientist one and multiple, non-linear attitudes and dialogues with all other areas in order to be understood under a model scientist for the twenty-first century based on the model clearly inspired by the scientist authors with which he identified throughout their training and professional activities, like the three that stood out in their relationship science: Archimedes, Leonhard Euler and Cliford Ambrose Truesdell
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como foco central a historiografia brasileira da ciência, voltado especificamente para a vida e obra de um matemático-físico da contemporaneidade, e passa a fazer parte do conjunto de resultados de pesquisas que investigam, organizam e descrevem itinerários pessoais, intelectuais e profissionais de cientistas e educadores brasileiros. O tema de estudo escolhido decorreu a partir de seminários sobre a Matemática no Pará e constitui-se em organizar e descrever a história de vida, formação, atuação profissional e produção científica de Guilherme Mauricio Souza Marcos de La Penha (Guilherme de La Penha), considerando sua trajetória acadêmica, profissional e intelectual, de modo que a sua produção acadêmica e intelectual seja esparzida junto a comunidade científica e acadêmica brasileira. Adotou-se a pesquisa histórica como base teórico-metodológica para o desenvolvimento desse estudo, levantando-se argumentos sobre o perfil de Guilherme de La Penha para caracterizá-lo como um intelectual múltiplo e para revelar que seu pensamento sobre ciência, tecnologia, formação de cientistas e educadores estiveram em harmonia nos seus escritos e na sua prática profissional, tendo em vista a construção de uma primeira história sobre vida e obra de Guilherme de La Penha. Neste sentido, tomou-se os aspectos teóricos relacionados a pesquisa histórica, biografias, itinerários intelectuais, arquivos e inventários como fontes e veículos de construção histórica tendo em vista apontar os elementos essenciais à formação de um perfil transdisciplinar do intelectual historiado, ou seja, um perfil de cientista que exerce a pesquisa, a gestão e a administração, bem como um educador comprometido com processo formativo e formador. Os resultados apontaram em diversas direções, dentre as quais, destaco a criação da Seção Guilherme de La Penha na Universidade da Amazônia, a produção de vários artigos sobre a vida e obra de Guilherme de La Penha apresentados em congressos nacionais e internacionais e a proposta de exposições documentais que possam contribuir para o entendimento da implantação de uma área científica no Estado do Pará, área essa que não se reduz apenas à produção do conhecimento, e sim, inclui a difusão, que se estabelece de diversos meios, principalmente por meio da educação. Assim foi possível assegurar que La Penha tem um perfil intelectual que pode ser considerado um intelectual múltiplo e transdisciplinar que defende a possibilidade de se formar um cientista uno e múltiplo, de atitude não linear e que dialoga com todas outras áreas de modo a ser compreendido sob um modelo de cientista para o século XXI fundamentado no modelo de cientista claramente inspirado nos autores com os quais ele se identificou ao longo da sua formação e atuação profissional, a exemplo dos três que mais se destacaram na sua relação científica: Arquimedes, Leonhard Euler e Cliford Ambrose Truesdell
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14440
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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