Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gratuliano Erigoi Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:36Z-
dc.date.available2007-05-03pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:36Z-
dc.date.issued2006-12-19pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gratuliano Erigoi Alves da. Um estudo sobre a aprendizagem de números irracionais no ensino médio. 2006. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14481-
dc.description.abstractThe present study describes theoretical practical relationships between development and application of activities in Mathematics education. It s proposed a methodological approach to Mathematics in the first grade of Ensino Médio, supported by an experiment involving Irrational Numbers education by using constructive activities, applied obeying an educational sequence. Constructivism is used as an important theoretical reference in teaching learning process of Mathematics. The methodological intervention was done with two classes of students of the first grade of Ensino Médio, in two public schools, a state one and a federal one, located on the city of Natal, Rio Grande do Norte. The development, application and testing of the activities used on this experiment led us to think more profoundly about the value of constructivism ideas and understand that the use of activities that obey an educational sequence favors the learning. It s also discussed the research results, commented on a way to contribute to the advances of the proposal and it s more constant use. The participation and testing of the students were analyzed and judged using Skemp s Instrumental Understanding and Relational Understanding concepts. The results of the research were considered good, so we believe this methodological intervention can be used more frequently in the classes of Ensino Médio and also be applied to teachers in courses of initial education and continuous formationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino aprendizagempor
dc.subjectNúmeros irracionaispor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectTeaching learning processeng
dc.subjectIrrational numberseng
dc.subjectEnsino Médioeng
dc.subjectMathematicseng
dc.titleUm estudo sobre a aprendizagem de números irracionais no ensino médiopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5302210045927440por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702585A8por
dc.contributor.referees1Silva, Jorge Ubiracy Barbosa dapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815131287885914por
dc.contributor.referees2Assis Neto, Fernando Raul dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2343862670428432por
dc.contributor.referees3Fossa, John Andrewpt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625por
dc.contributor.referees4Mendes, Iran Abreupt_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.contributor.referees4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8por
dc.description.resumoO presente estudo descreve as relações teórico-práticas entre a elaboração e a aplicação de atividades de ensino de matemática. Propomos uma abordagem metodológica sobre números irracionais para a primeira série do Ensino Médio, amparando-nos em uma experiência que envolve o ensino de números irracionais através do uso de atividades construtivistas aplicadas obedecendo a uma seqüência didática. Utilizamos o construtivismo como referencial teórico importante no ensino-aprendizagem da Matemática. A intervenção metodológica foi levada a efeito junto a estudantes de duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de duas escolas públicas, uma estadual e outra federal, situadas na grande Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. A elaboração, aplicação e a avaliação das atividades usadas nesta experiência nos levaram a refletir mais profundamente acerca do valor das idéias construtivistas e entender que o uso de atividades obedecendo a uma seqüência didática no ensino de Matemática favorecem a aprendizagem dos educandos. Discutimos também os resultados da pesquisa comentando-os de forma a contribuir com o avanço da proposta e seu uso mais constante. A participação e a avaliação dos estudantes foram analisadas e julgadas mediante os conceitos de compreensão relacional e compreensão instrumental de Skemp. Dado os resultados alcançados que consideramos positivos de nossa pesquisa, acreditamos que esta intervenção metodológica pode ser usada de forma mais freqüente em sala de aula do Ensino Médio e também pode ser aplicada a professores em cursos de formação inicial e/ou formação contínuapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoAprendizagemNúmeros_Silva_2006.pdf660,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.