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Título: Formando-se professor(a) da educação infantil: a escola com contexto
Autor(es): Oliveira, Milena Paula Cabral de
Orientador: Lopes, Denise Maria de Carvalho
Palavras-chave: Formação docente;educação infantil;contexto escolar;Teacher education;Early childhood education;school context
Data do documento: 30-Mar-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Milena Paula Cabral de. Formando-se professor(a) da educação infantil: a escola com contexto. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: O presente trabalho é fruto de um conjunto de vivências e reflexões acerca da docência na Educação Infantil e, de modo especial, das questões suscitadas pelas primeiras experiências enquanto professora e de como tais questões foram sendo, gradativamente, respondidas a partir da vivência em uma escola. Orientadas por essas vivências e pelos estudos de Oliveira-Formosinho (2002) sobre a formação de professoras de educação infantil no contexto da escola, entre outros como: Barreto, Kulhmann Jr. (1998); Vasconcelos et. al. (2000); Nóvoa (1992, 1995), Moita (1995), Freire (1996), Tardif (2002, 2009) Kramer (2005) e Hargreaves, Fullan (2000), construímos, como questões de estudo: quais as situações que se convertem em contextos de formação de profissionais em uma instituição de educação infantil? Quais os sujeitos que delas participam? De que modo participam? Nessa perspectiva o objetivo do nosso trabalho se constitui em: investigar, na perspectiva dos professores(as) de uma instituição pública de Educação Infantil, as situações de interação profissional que se convertem em contexto de formação docente. A pesquisa assumiu os princípios da abordagem qualitativa e de um estudo de caso intrínseco (STAKE, 1998), cujo lócus foi um Centro Municipal de Educação Infantil, assim definido pelas suas peculiaridades relativas à formação do corpo docente no contexto das práticas. Construímos os dados junto a um grupo de nove professoras deste CMEI mediante a realização de questionário, entrevistas e análise documental. A análise dos dados, orientada pelos princípios da Análise de Conteúdo, possibilitou constatar que, além da formação inicial e pessoal, o contexto da escola contribui de forma fundamental para sua formação de professores da Educação Infantil, considerando suas especificidades. Concluímos com a confirmação de que em situações sistemáticas e assistemáticas desenvolvidas no cotidiano da escola, na interação com seus pares e demais membros da comunidade escolar, as professoras se apropriam de saberes próprios à docência específica na Educação Infantil
Abstract: This work is the result of a set of experiences and reflections on teaching in kindergarten and, in particular, the issues raised by first experiences as a teacher and how these issues were being gradually answered from the experience in a school . Guided by these experiences and studies of Oliveira-Formosinho (2002) on the training of kindergarten teachers in the school context, among others as: Barreto, Kuhlmann Jr. (1998), Vasconcelos et. al. (2000); Nóvoa (1992, 1995), Moita (1995), Freire (1996), Tardif (2002, 2009) Kramer (2005) and Hargreaves, Fullan (2000), built as study questions: what situations become in the context of professional training at an institution of early childhood education? Which subjects who took part? How involved? From this perspective the goal of our work is a: to investigate, from the perspective of teachers a public kindergarten, situations of professional interaction that become the context of teacher education. The research took the principles of qualitative approach and an intrinsic case study (STAKE, 1998), whose locus was a Municipal Center for Early Childhood Education, so defined by their peculiarities for training faculty in the context of practice. We built the data with a group of nine teachers CMEI this by conducting a questionnaire, interviews and document analysis. Data analysis, guided by the principles of content analysis, allowed to note that beyond the initial training and personnel, the school context contributes to its fundamental training for teachers of kindergarten, whereas their specificities. We conclude by confirming that systematic and unsystematic in situations developed in the school routine, interaction with peers and other members of the school, the teachers take ownership of specific knowledge specific to teaching in kindergarten
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14488
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