Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14516
Título: Do mestre aos discípulos: o legado educacional de Nestor dos Santos Lima (1910-1930)
Autor(es): Amorim, Sara Raphaela Machado de
Orientador: Morais, Maria Arisnete Câmara de
Palavras-chave: história da educação;prática pedagógica;Nestor Lima;historie de l éducation;pratique pedagogique;Nestor Lima
Data do documento: 13-Mai-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AMORIM, Sara Raphaela Machado de. Do mestre aos discípulos: o legado educacional de Nestor dos Santos Lima (1910-1930). 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Este estudo analisa a prática pedagógica do educador norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima, durante 1910 a 1930, período no qual se concentra seu maior número de publicações sobre as questões educacionais. Almejamos compreender de que forma este intelectual contribuiu para o desenvolvimento do sistema de ensino primário através de seus escritos sobre os princípios e métodos do ensino de leitura e escrita, aplicados nos Grupos Escolares do Estado. Nestor Lima desenvolveu uma ampla atuação na sociedade, frente a cargos como a presidência do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), direção da Escola Normal de Natal e do Departamento de Educação do Estado. Publicou diversas obras de cunho educacional, como os Regimentos Internos para os Grupos Escolares, Escolas Isoladas, Escolas Rudimentares e Conselho de Educação. Neste estudo destacamos as lições de metodologia para o ensino da leitura e escrita, direcionadas aos alunos da Escola Normal de Natal, publicadas na coluna Pedagogia do Jornal A República. Nestes materiais observamos que os aspectos que compunham a prática desenvolvida por Nestor Lima envolviam desde questões morais e cívicas, a preocupação com a formação docente na Escola Normal de Natal e o Celibato Pedagógico Feminino. Observamos que a preocupação com as práticas de leitura e escrita estão presentes na obra desse educador como legado importante para as gerações que se sucedem. Fica evidente em suas produções que ele buscou uma melhor qualificação dos professores para que assim o nível do ensino primário pudesse evoluir
Abstract: Cette étude analyse La pratique pédagogique de l éducateur norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima, de 1910 a 1930, période ou se concentre son plus grand nombre de publications sur lês questions scolaires. Nous désirons comprendre de quelle forme cet intelectuel a contribué au développement du systeème d enseignement primaire à travers sés écrits sur lês principes et méthodes de l enseignement de la lecture et à l écriture, appliqués dans lês Groupes Scolaires de l État. Nestor Lima a joué um grand role dans la sociaété, à la tetê de fonctoins comme celle de La présidence de l Institut Historique e Geographique du Rio Grande do Norte (IHGRN), directeur de lÉcole Normale de Natal et du Dápartament d Education de État. Il a pulié de diverses oeuvres de caractere scolaire, comme lês Régiments Internes pour lês Groupes Scolaires, Écoles Isolées, Écoles Rudimentaires et Conseil d Education. Dans cette étude, nous mettons em évidence lês leçons de métodologique pour l enseignement de la lecture ET de évidence lês leçons de metodologie pour l enseignement de la lecture et de l ecriture, adresses aus eleves de lÉcole Normale de Natal, publiées dans la colonne Pádagogie du journal A República. Dans ces matièrs, nous observons que lês aspects qui composaient la pratique développe par Nestor Lima impliquaient lês questions Morales et civiques, la preocupation de la formation enseignante à l École Normale de Natal et le Célibat Pédagogique Féminin. Nous observons que la preocupations dês pratiques de lecture et lécriture sont presentes dans l oeuvre de cet éducateur comme legs important aux générations qui se succédent. Il est évident qu Il a cherché das sés productions une meilleure qualification dês enseignants pour que le niveau de l enseignement primaire puísse ainsi évoluer
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14516
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaraRMA_DISSERT.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.