Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14576
Title: Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de educação física no ensino médio
Authors: Batista, Alison Pereira
Advisor: Melo, José Pereira de
Keywords: Conhecimentos sobre o corpo. Corpo. Aprendizagem. Educação física na escola. Ensino médio;knowledge of the body. Body. Learning. physical education at school. Ensino médio
Issue Date: 17-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BATISTA, Alison Pereira. Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de educação física no ensino médio. 2013. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como temática principal as reflexões concebidas em torno dos conhecimentos sobre o corpo nas aulas de Educação Física na escola. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na Educação Física para o ensino médio, centrada nos conhecimentos sobre o corpo, bem como, avaliar o impacto desta intervenção na aprendizagem dos discentes. Para delimitar o campo de investigação, elaboramos as seguintes questões de estudo: a) O que os estudantes têm aprendido a respeito dos conhecimentos sobre o corpo nas aulas de Educação Física no ensino médio no IFRN? b) Quais possibilidades metodológicas podem contribuir para a vivência de aprendizagens significativas na Educação Física escolar no ensino médio, considerando-se os aspectos relacionados aos conhecimentos sobre o corpo? No tocante aos aspectos metodológicos a pesquisa caracterizou-se como etnográfica, na qual utilizamos diversos instrumentos para a coleta e discussão dos dados, como diário de campo, atividade diagnóstica, atividade auto-avaliativa, portfólio, filmagem, fotos e postagens na rede social facebook. A materialização da intervenção pedagógica e todas as suas implicações advindas, nos permitem considerar que as aulas de Educação Física no ensino médio do IFRN, campus Parnamirim têm corroborado com experiências significativas de aprendizagem, além de fomentar discussões relevantes e aplicáveis ao cotidiano dos alunos, sendo as mesmas permeadas por reflexões relativas a influência da mídia sobre o corpo dos adolescentes, o uso indiscriminado dos anabolizantes, a massagem como possibilidade de relaxamento ou ativação corporal, dentre outras formas de refletir sobre o corpo. Destacamos ainda, que foram propiciadas aos estudantes, experiências corporais que extrapolaram os conteúdos históricos e hegemônicos da Educação Física na escola, como por exemplo, futsal, queimada, voleibol, basquete e handebol. Dessa forma, os estudantes puderam vislumbrar práticas corporais para além do esporte, que desencadearam reflexões pertinentes à respeito do universo e da cultura juvenil. Além da importância pessoal e profissional deste trabalho, evidenciamos a relevância científica para a produção do conhecimento na área educacional, haja vista, que o número de trabalhos que discutem os conhecimentos sobre o corpo no âmbito da Educação Física escolar ainda são bastante reduzidos, sendo esta reduzida produção voltada principalmente para as práticas corporais alternativas. Dessa forma, consideramos que os conhecimentos sobre o corpo podem e devem ser vislumbrados não apenas nas práticas alternativas, mas também, em outras temáticas como as diferentes abordagens que podem ser atribuídas ao fenômeno corporal da corrida. Por fim, acreditamos que as discussões fomentadas sobre o tema estão distantes de serem esgotadas, por isso, manifestamos o nosso interesse em aprofundar esses estudos em pesquisas posteriores a respeito dos conhecimentos sobre o corpo no âmbito da Educação Física no ensino médio
Abstract: The following study aims at the main conceptions around the body and the learning through physical education classes at school. Therefore, this research mainly presents a proposal of pedagogical intervention on physical education for Ensino Médio, centered on the knowledge about the body as well as how to evaluate the impacts of such interventions on the students‟ learning process. In order to surround our field of investigation, this work elaborates the following study questions: a) What have students learned about the body in physical education classes in Ensino Médio at IFRN? b) What methodological possibilities can contribute on the experience of meaningful learning processes in physical education in Ensino Médio related to the knowledge of body aspects? Regarding to the methodology used, this ethnographic research used several instruments for data collecting like dairies, diagnostic activities, self-assessment evaluations, portfolio, filming, photographs and posts on the social network facebook. The materialization of the pedagogical intervention and all of its implications allow us to consider that the physical education classes in Ensino Médio at IFRN, campus Parnamirim have supported meaningful experiences of learning. Also they motivate relevant discussions applicable to the students‟ everyday lives once they are supported by discussions related to the influence of media about the body of teenagers, the irregular use of steroids, massaging as a possibility of body relaxation. Also, we point out that the students had the chance to experience body activities which crossed the limits of physical education classes‟ hegemony at school, such as indoor soccer, dodgeball, volleyball, basketball and handball. Thus, the students could experience body activities beyond the limits of most common sports, which started several discussions about the juvenile universe and culture. Beside the professional and personal importance of this work, we list the scientific relevance for the production of knowledge on the educational field once the number of Works about the knowledge of the body are still only a few. This study is mainly about alternative body practices. Therefore, we consider that the knowledge about the body can and must be studied not only through alternative practices, but also in different approaches which can be attributed to body running phenomenon. Finally, we believe that the discussions hereby motivated about the matter are far from being enough, so we deliver our intention in deepening this study on forthcoming researches about the knowledge of the body in the field of physical education in Ensino Médio
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14576
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlisonPB_DISSERT.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.