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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampelo, Maria Estela Costa Holandapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:52Z-
dc.date.available2014-12-05pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:52Z-
dc.date.issued2014-02-20pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14597-
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriança. Brinquedos/brincadeiras. Ensino fundamentalpor
dc.subjectChild. Toys/Plays. Elementary Educationeng
dc.titleO olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5226710191049573por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7por
dc.contributor.referees1Furlaneto, Ecleide Cunicopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees2Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadaript_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6por
dc.contributor.referees3Carvalho, Maria do Rosário de Fátima dept_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor
dc.description.resumoNo mundo atual, a criança é concebida como um sujeito ativo na construção de conhecimentos, sendo capaz de refletir e agir sobre a sua realidade. Apesar desse reconhecimento e da realização de muitas investigações nesse sentido, observamos que ainda existe certa preferência pelo adulto, como sujeito das pesquisas na área educacional. A brincadeira não é, apenas, a linguagem da infância, mas a sua essência. Refletindo sobre esse princípio, no contexto de experiências anteriores de interação com crianças, como pesquisadora, como docente e como familiar, nos motivamos a construir a nossa Dissertação de Mestrado, norteada pela questão de estudo que se segue: Como se manifesta o olhar da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a brincadeira ali e alhures? . O trabalho teve como objetivo Investigar o olhar da criança sobre a brincadeira, particularmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Orientada por critérios previamente definidos, focalizamos como lócus da pesquisa o Núcleo de Educação Infantil NEI/CAp/UFRN e, como sujeitos do trabalho, 15 (quinze) crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental que têm, em média, de 6 a 8 anos de idade. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, trabalhando com a etnografia e as narrativas infantis. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados, a entrevista narrativa, a observação e a análise documental. Para as nossas análises, nos inspiramos em princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), procurando transitar pela relação teoria/prática, estabelecendo diálogos com os sujeitos da pesquisa e outros autores consultados. Assim, da análise dos dados, emergiu a temática Brincar/Brincadeiras: apreciações de crianças do Ensino Fundamental , que ampliou nossos conhecimentos acerca da compreensão de crianças sobre: brincar/brincadeiras; modos de brincar; razões para brincar; brinquedos e brincadeiras preferidos; sentimentos experienciados no brincar; brincar em diferentes faixas etárias; relações brincar/aprender; lugares preferidos de brincar; professores e outros parceiros do brincar; importância da brincadeira. Fundamentada nos sujeitos da pesquisa e n outros autores estudados, ressaltamos que a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento e aprendizagem da criança não deve ficar limitada às propostas curriculares, enquanto documentos, mas tenha força suficiente para sair do papel para a realidade cotidiana das Escolas da Infância, sejam elas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamentalpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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