Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Campelo, Maria Estela Costa Holanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T14:36:52Z | - |
dc.date.available | 2014-12-05 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-12-17T14:36:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-20 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14597 | - |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Criança. Brinquedos/brincadeiras. Ensino fundamental | por |
dc.subject | Child. Toys/Plays. Elementary Education | eng |
dc.title | O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFRN | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5226710191049573 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7 | por |
dc.contributor.referees1 | Furlaneto, Ecleide Cunico | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees2 | Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari | pt_BR |
dc.contributor.referees2ID | por | |
dc.contributor.referees2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6 | por |
dc.contributor.referees3 | Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de | pt_BR |
dc.contributor.referees3ID | por | |
dc.contributor.referees3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp | por |
dc.description.resumo | No mundo atual, a criança é concebida como um sujeito ativo na construção de conhecimentos, sendo capaz de refletir e agir sobre a sua realidade. Apesar desse reconhecimento e da realização de muitas investigações nesse sentido, observamos que ainda existe certa preferência pelo adulto, como sujeito das pesquisas na área educacional. A brincadeira não é, apenas, a linguagem da infância, mas a sua essência. Refletindo sobre esse princípio, no contexto de experiências anteriores de interação com crianças, como pesquisadora, como docente e como familiar, nos motivamos a construir a nossa Dissertação de Mestrado, norteada pela questão de estudo que se segue: Como se manifesta o olhar da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a brincadeira ali e alhures? . O trabalho teve como objetivo Investigar o olhar da criança sobre a brincadeira, particularmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Orientada por critérios previamente definidos, focalizamos como lócus da pesquisa o Núcleo de Educação Infantil NEI/CAp/UFRN e, como sujeitos do trabalho, 15 (quinze) crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental que têm, em média, de 6 a 8 anos de idade. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, trabalhando com a etnografia e as narrativas infantis. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados, a entrevista narrativa, a observação e a análise documental. Para as nossas análises, nos inspiramos em princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), procurando transitar pela relação teoria/prática, estabelecendo diálogos com os sujeitos da pesquisa e outros autores consultados. Assim, da análise dos dados, emergiu a temática Brincar/Brincadeiras: apreciações de crianças do Ensino Fundamental , que ampliou nossos conhecimentos acerca da compreensão de crianças sobre: brincar/brincadeiras; modos de brincar; razões para brincar; brinquedos e brincadeiras preferidos; sentimentos experienciados no brincar; brincar em diferentes faixas etárias; relações brincar/aprender; lugares preferidos de brincar; professores e outros parceiros do brincar; importância da brincadeira. Fundamentada nos sujeitos da pesquisa e n outros autores estudados, ressaltamos que a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento e aprendizagem da criança não deve ficar limitada às propostas curriculares, enquanto documentos, mas tenha força suficiente para sair do papel para a realidade cotidiana das Escolas da Infância, sejam elas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
Aparece nas coleções: | PPGED - Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UilieteMSMP_DISSERT.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.