Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, João Maria Valença dept_BR
dc.contributor.authorPojo, Oneide Campospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:53Z-
dc.date.available2007-08-01pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:53Z-
dc.date.issued2006-10-27pt_BR
dc.identifier.citationPOJO, Oneide Campos. Entre saberes e práticas :a alfabetização de jovens e adultos no MOVA Belém. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14603-
dc.description.abstractThis research analyses the experience of the Alphabetization of Young and Adults Movement named Prof. Paulo Freire (MOVA Belém) in the time period 2001-2004. the study intends to reveal which knowledge/activities are constituent of pedagogical practices of popular alfhabetzers. It also intends to contribute with the registry in the history of alphabetization of young and adults in Belém, without any intention of making general the analyzed aspects. The research is characterized by the use of a qualitative approach of the type ethnographic, because it involves an analysis that considers at the same time the local and global aspects. It analysis documents produced in the period and uses semi-structured interviews for data construction. It tries to show living cues and experiences of the pedagogical activities found in the theoretical references of Brandão (2003), Freire (1979; 1987; 1992), Gadotti (1998; 2000), Ribeiro (1999; 2003), Santos (1995; 2000), Soares (1985; 1998; 2003) and other authors of alphabetization and popular education fields. This multiplicity of bibliographical and empirical references has produced a heterogeneous framework, that is much more complex and multifaceted than the one which would be constituted as the knowledge of the pedagogical, alphabetizer practice. It can not happen, however, an absolute concept that is clear and total that resumes significance and matter of the pedagogical, alphabetization practice of young and adults. So, the study establishes a relativism between them assuming as valid the ones that are of popular and democratic types. At last but not least, it intended to contribute to the history of the alphabetization of youngsters and adults in Belém with a popular education perspective without any pretension to turn the analyzed aspects into generalized oneseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospor
dc.subjectMOVA Belém educação popularpor
dc.subjectAlphabetization of young and adultseng
dc.subjectMOVA Belém popular educationeng
dc.titleEntre saberes e práticas :a alfabetização de jovens e adultos no MOVA Belémpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0862807474507828por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0350305925407630por
dc.contributor.referees1Oliveira, Ivanilde Apoluceno dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486192420682817por
dc.contributor.referees2Lopes, Denise Maria de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5por
dc.description.resumoEste estudo analisa a experiência do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos Prof. Paulo Freire (MOVA Belém) no período de 2001-2004. Pretende desvelar quais saberes/fazeres constituem as práticas pedagógicas cotidianas de alfabetizadores e alfabetizadoras populares e contribuir com o registro da história da alfabetização de jovens e adultos em Belém, sem qualquer pretensão de tornar generalizantes os aspectos analisados. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico, pois envolve uma análise que considera ao mesmo tempo os aspectos locais e globais. Analisa documentos produzidos nesse período e utiliza entrevistas semi-estruturadas para a construção de dados. Busca mostrar as vivências e experiências desse fazer pedagógico em referências teóricas como Brandão (2003), Freire (1979; 1987; 1992), Gadotti (1998; 2000), Ribeiro (1999; 2003), Santos (1995; 2000), Soares (1985; 1998; 2003) e outros do campo da alfabetização e educação popular. Essa multiplicidade de referências bibliográficas e empíricas produz um quadro heterogêneo, complexo e multifacetado do que poderia constituir-se como saberes da prática pedagógica alfabetizadora. Não podendo haver, portanto, um conceito absoluto, unívoco e totalizador que resumisse a significância e materialidade da prática pedagógica de alfabetização de jovens e adultos, opta por estabelecer um relativismo entre elas, admitindo como válidas as de cunho popular-democrático que tomam como objetivo precípuo a transformação de homens e mulheres e da sociedade. Pretendeu, por fim, contribuir com o registro da história da alfabetização de jovens e adultos em Belém numa perspectiva de educação popular, sem qualquer pretensão de tornar generalizantes os aspectos analisadospor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OneideCP.pdf847,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.