Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14642
Título: Hospital de Pediatria da UFRN: resgatando memórias na construção da história
Título(s) alternativo(s): Pediatrics Hospital at Universidade Federal do Rio Grande do Norte: memory rescue in history making
Autor(es): Oliveira, Selma Suely Silva
Orientador: Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza
Palavras-chave: Hospital de Pediatria da UFRN;Saúde da criança;Enfermagem;Pediatrics Hospital at Universidade Federal do Rio Grande do Norte;Children s Health. Nursing
Data do documento: 28-Dez-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Selma Suely Silva. Pediatrics Hospital at Universidade Federal do Rio Grande do Norte: memory rescue in history making. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Resumo: Trata-se de um estudo de enfoque histórico, exploratório e descritivo visando resgatar a origem e trajetória do Hospital de Pediatria da UFRN e a inserção da enfermagem no mesmo. Este foi realizado a partir dos registros existentes e dos depoimentos colhidos dos profissionais - médicos, enfermeiras, parteira, auxiliar de enfermagem e psicóloga. Estabeleceu-se uma rede de informantes qualificados, partindo do marco zero, a qual foi configurada pelas referências dos entrevistados. O tratamento e a análise dos fatos aconteceram com base nas fontes orais coletadas tomando o contexto em que foram vivenciadas para compreendê-las e interpretá-las. Utilizou-se a oralidade na construção de uma história em que as informações, baseadas no tema central, foram desdobradas em sub-temas que emergiram do conjunto dos discursos: o cenário da história, do sonho à realidade e a enfermagem na construção da história, temas que constituíram o corpo do trabalho. Nesse processo, identificou-se vultos de grande relevância para a organização da assistência à criança norte-rio-grandense, que deram origem ao sistema de atenção à saúde da população infantil. Percebeu-se a intencionalidade de se criar instituições de saúde voltadas para a educação de uma geração para o futuro. Observou-se a mudança desse olhar educacional, a partir da criação da Faculdade de Medicina de Natal e, conseqüentemente a estruturação de um hospital pediátrico voltado para o ensino médico. Evidenciou-se a contribuição da enfermagem na construção de uma assistência de qualidade à criança, apesar dos escassos recursos, precária condições de trabalho, jornadas excessivas e baixa qualificação profissional. Observou-se a mudança do perfil da categoria, a partir da inserção das enfermeiras no serviço e com elas, novas mentalidades, processos inovadores e postura profissional. Constatou-se a distinta relação que se estabelece entre o pensar/fazer do médico e da enfermagem, o primeiro relacionado à idealização, projeção e prescrição, e o segundo localizado na concretização e na realização de algo que não se projetou nem idealizou, podendo ser geradora de insatisfação e sofrimento. Enfim, confirmou-se que a riqueza da história oral decorre da possibilidade dos sujeitos construírem a história, a partir da sua percepção dos fatos e o contexto no qual estão inseridos
Abstract: This study deals with a historical, descriptive and exploratory approach aiming to recall the origin and trajectory of the Pediatrics Hospital at Universidade Federal do Rio Grande do Norte. This research also deals with the insertion of the nursing department in the same Hospital. This was realized through existing records and discourse collected through interview of professionals-doctors, nurses, midwifes, nursing attendants and psychologists. Thus, a network was established and consisted of qualified informants, composed through reference analysis. Data treatment and analysis was performed based on the collection of oral data. The data was considered according to the font s context, all of which depending on process of comprehension and interpretation. The research was based on the main theme, through oral history used in order to build a historical background. These main themes were then subdivided and other discourses were made present such as: the historical scene, the dream came true and the insertion of nursing, present in the history construction; all of which enabled the research. Thus, in this process, it was possible to identify the most important characters of the origin of children s health services organization and assistance at Rio Grande do Norte. It was possible to perceive that this institution aimed to initiate health services that dealt with an education for future generations. This was observed through the creation of the Faculty of Medicine of Natal and as a consequence, the installation of a Pediatrics Hospital that dealt with medical education. The research made evident that the nursing contributed for a structuring of quality health assistance towards children, even though the resources and working conditions were scarce, extensive work shifts and low professional qualification. It was observed that the there was change in the category s profile, once nurses were introduced in the service. Once this happened, changes in mentality, and innovative processes as well as professional conducts were established. The distinctive relation between acting and doing of doctors and nurses were also dealt with. Thus, the first item is done towards the idealization, projection and prescription. The second issue deals with concretization in realization of something that was not projected and realized, causing suffering and unsatisfaction. At the end, it was possible to confirm that oral history is a very rich element and it is possible through subjects that build history, through their perceptation of the facts and the context in that their are inside
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14642
Aparece nas coleções:PPGE - Mestrado em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SelmaSSO.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.