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Título: Sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em um hospital pediátrico de ensino: uma pesquisa-ação
Autor(es): Souza, Marilia Fernandes Gonzaga de
Orientador: Monteiro, Akemi Iwata
Palavras-chave: Enfermagem;Processos de enfermagem;Sistema de assistência de enfermagem;Teoria de enfermagem;Nursing;Nursing process;System of nursing care;Nursing theory
Data do documento: 3-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Marilia Fernandes Gonzaga de. Sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em um hospital pediátrico de ensino: uma pesquisa-ação. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: A busca incessante do enfermeiro por qualificar a assistência de enfermagem faz da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) um tema atual de discussão em todo o país, não apenas no intuito de atender às exigências legais de sua prática, mas especialmente pelos benefícios esperados com sua aplicação. Nesse sentido, este estudo teve uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da pesquisa-ação. O objetivo geral foi analisar a mudança nas práticas de enfermagem em um hospital pediátrico de ensino, a partir da construção e implementação da SAE pela equipe de enfermagem. Os resultados tiveram a análise temática de Paulo Freire e foram divulgados na forma de relatórios. Para atingir tais objetivos, iniciou-se por passos pré-pesquisa, com a revisão nos prontuários da instituição e uma abordagem com os gestores. No diagnóstico situacional das práticas de enfermagem sem a sistematização, seguiu-se com a aplicação de um questionário com a equipe de enfermagem e um grupo focal com os enfermeiros. Esses passos subsidiaram a etapa de implementação da SAE, na qual se desenvolveram ações concomitantes, tais como o grupo focal com os enfermeiros sobre o histórico de enfermagem, capacitação com a equipe de enfermagem sobre a SAE, elaboração, aplicação e reelaboração de impressos, e discussões em pequenos grupos. A avaliação das mudanças ocorridas após as ações da pesquisa ocorreu por meio de uma entrevista individual com os enfermeiros, para verificar os resultados obtidos. A revisão de prontuários confirmou o déficit nos registros realizados pelo enfermeiro no prontuário, o que reforçou a necessidade de implementação da SAE, argumento apresentado na reunião com os gestores, que prontamente acataram o estudo. Os questionários e o grupo focal com os enfermeiros revelaram um processo de trabalho de enfermagem sem sistematização, demonstrando lacunas nas práticas, mas também se obteve relatos das expectativas de melhorias na qualidade da assistência a partir da SAE, fornecendo-se dados para a elaboração dos passos seguintes. Os impressos foram gradativamente utilizados e modificados, à medida que a equipe compreendeu a SAE e seus objetivos por meio de uma capacitação. A avaliação final apontou para a implementação parcial das etapas da SAE, tendo sido institucionalizados o histórico e a evolução de enfermagem, além de relatadas dificuldades com o diagnóstico e a prescrição de enfermagem, representando esta última em uma quebra de paradigma. Este estudo contribuiu para mudança na concepção da SAE pela equipe de enfermeiros na instituição, tendo sido revelada por meio da introdução de novas práticas no processo de trabalho de enfermagem, como a realização do exame físico do paciente, a entrevista na admissão do cliente ao serviço e o acompanhamento diário pelo enfermeiro por meio da evolução de enfermagem. Diante disso, percebeu-se que os objetivos deste estudo foram atingidos, uma vez que se analisaram as mudanças na prática de enfermagem com a sistematização. A pesquisa-ação atingiu a proposta do envolvimento da equipe de enfermagem nas mudanças de sua prática. Este estudo contribuiu com a implementação da SAE em um hospital pediátrico de ensino e mostrou que é possível buscar a resolução de problemas quando o objetivo é do grupo, bem como abriu um leque de possibilidades para novos estudos dentro desta temática
Abstract: The incessant search if nurse for qualify nursing care makes the Nursing Assistance Systematization, a current topic of discussion throughout the country, not only in order to comply the legal requirements of their practice, but especially by the expected benefits of its application. In this meaning, this research had a qualitative approach, developed for a way of research-action. The general purpose was to analyze the change in the nursing practices in a pediatric teaching hospital, based on construction and implementation of Nursing Assistance Systematization by the nursing team. The results had the thematic analysis of Paulo Freire and were shown in the form of reports. To achieve these purposes, it began by steps pre-trial, to review the charts of the institution and an approach with the managers. In the situational diagnosis of nursing practices without the systematization followed by applying a questionnaire with a nursing team and a focal group with nurses. These ways supported the implementation stage of the Nursing Assistance Systematization which developed actions associate such as focal group with the nurses about the nursing history, capacity with the nursing team about the Nursing Assistance Systematization, development, application and reworking of printed, and discussions in the small groups. The evaluations of the changes after the actions of the research occurred through individual interview with the nurses, to check the results. The charts review confirmed the deficit in the records performed by the nurse on the chart, which reinforced the need for implementation of Nursing Assistance Systematization, an argument used on the meeting with the managers, who promptly agree with the search. The questionnaire and the focal group with the nurses reveal a process of nursing work without systematization, showing gaps in practices, but also obtained relate of expectations of improvements in quality of care as of Nursing Assistance Systematization, furnishing data to the development of ways following-up. The prints were gradually used and modified as the team understood the Nursing Assistance Systematization and its purposes through capacity course. The final evaluation pointed to the partial implementation of the stages of Nursing Assistance Systematization had been institutionalized at the history and the development of nursing, beyond difficulties with diagnosis and prescription of nursing, in later representing a paradigm shift. This search collaborated to change the view about the Nursing Assistance Systematization by nursing team at the institution had been revealed through introduction of new practices in the process of nursing work, as examination of physical exam of the patient, the interview in the admission of customers on service and the daily monitoring by nursing through development of nursing. Before addition, it was noted which the purposes of this search were achieved, since were analyzed the changes in the nursing practices with the systematization. The research-action achieved proposes of the involvement of nursing team in changing their practices. This search contributed to the implementation of the Nursing Assistance Systematization in a pediatric teaching hospital and showed which is possible to seek resolution of problems when the objective is of the group and gave access for further searches within this theme
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14710
Aparece nas coleções:PPGE - Mestrado em Enfermagem

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