Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14801
Título: Trajetória de vida de mulheres mastectomizadas integrantes de um grupo de auto ajuda a luz da História Oral
Autor(es): Silva, Marta Batista da
Palavras-chave: Saúde da mulher. Câncer de mama. Mastectomia. Enfermagem;Breast neoplasms. Mastectomy
Data do documento: 8-Nov-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Marta Batista da. Trajetória de vida de mulheres mastectomizadas integrantes de um grupo de auto ajuda a luz da História Oral. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: Uma questão de grande relevância para a saúde pública refere-se ao câncer de mama, considerado o responsável pela maior causa de morte na população feminina no mundo, inclusive no Brasil. O câncer de mama, dentre as neoplasias malignas, tem sido o responsável pelos maiores índices de mortalidade tornando-se uma das grandes preocupações no que diz respeito à saúde da mulher. Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença, ainda seja diagnosticada em estágios avançados. Diante deste contexto, questiona-se: Quais as mudanças ocorridas na vida cotidiana, da mulher após diagnostico de câncer de mama? Objetivo: Analisar a trajetória de vida de mulheres mastectomizadas integrantes do grupo Despertar da Liga Norte Riograndense do Câncer/RN. Métodos e Técnicas: Utilizou-se do enfoque da história oral de vida como referencial metodológico. Participaram como colaboradoras 20 mulheres integrantes do Grupo Despertar vinculado à Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, Natal/RN. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Liga Norte Rio Grandense Contra o Câncer, Protocolo n. 150/2011. Resultados: Discute-se a problemática em forma de manuscritos, inicialmente, a partir da compreensão de Mulheres com câncer de mama submetidas à quimioterapia: assistência de enfermagem através de uma análise contextual ; seguido dos Sentimentos e expectativas de mulheres com diagnóstico de câncer de mama: uma reflexão ; e finalmente, da Trajetória de vida de mulheres mastectomizadas integrantes de um grupo de auto-ajuda a luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e suas etapas: expressões-chaves, ideias centrais, discurso do sujeito coletivo. Emergiram três eixos temáticos, sustentado por suas respectivas ideias centrais, cada um referente, ao antes, durante e o depois da mastectomia: "encarar a vida de frente - "vida normal", separação", "mudança", "trabalho" e "filhos"; "falei com Deus" - prevenção/cuidados , diagnóstico/tratamento , sentimentos/emoções e mudanças ; "reorganização com mais objetividade e experiência - "crença , mudança e sentimentos/emoções . Considerações Finais: Reconhecem-se o alcance do objetivo proposto e das lacunas do trabalho, embora, não o torna menos relevante do ponto de vista científico e da oralidade expressão pelas colaboradoras do estudo, além do sentido atribuído a vida depois da mastectomia. Ressalta-se a necessidade, de estudos sobre grupos de auto-ajuda voltados para as mulheres mastectomizadas e maior divulgação dos resultados, para subsidiar políticas públicas, ou simplesmente, capacitar os profissionais da saúde para um atendimento humanizado e incentivar novos grupos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14801
Aparece nas coleções:PPGE - Mestrado em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MartaBS_DISSERT.pdf3,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.