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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira Júnior, Marcos Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Rosana Kelly da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:47:02Z-
dc.date.available2014-04-01pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:47:02Z-
dc.date.issued2013-11-28pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rosana Kelly da Silva. Validação de conteúdo de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástrica. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14804-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagem. Intubação Nasogástrica. Estudos de validação. Conhecimento. Questionáriospor
dc.titleValidação de conteúdo de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástricapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4371991110366007por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0912795990605736por
dc.contributor.referees1Vitor, Allyne Fortespt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927801553508976por
dc.contributor.referees2Barichelo, Elizabethpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3078376864867526por
dc.contributor.referees3Ivo, Maria Lúciapt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376401778397726por
dc.contributor.referees4Santos, Viviane Euzébia Pereirapt_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5808110442588994por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo construir e validar conteúdo de instrumentos avaliativos sobre conhecimento e habilidade de enfermagem no procedimento de sondagem nasogástrica. Trata-se de um estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A amostra foi composta por 23 juízes, selecionados a partir dos critérios de inclusão: serem enfermeiros, docentes nas disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica de Enfermagem, ter no mínimo um ano de experiência nestas disciplinas e ser das instituições selecionadas para o estudo. A pesquisa se desenvolveu em três etapas: (A) construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura que resultou em um roteiro de observação da habilidade estruturado composto por 28 itens e um questionário sobre o conhecimento com 12 questões; (B) submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam julgar cada item como adequado , adequado com alterações ou inadequado , além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 critérios adaptados do referencial metodológico de Pasquali; e (C) validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, por meio da aplicação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Índice Kappa. Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,75 para o IVC e maior que 0,61 (bom) para o Índice Kappa. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL), sob CAAE nº 0002.0.294.000-10. Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 23 juízes, 87% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,5 anos, 73,9% atuavam na UFRN, 78,3% possuíam mestrado acadêmico e 69,6% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 anos e nas disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica de Enfermagem foi de 5,6 anos. No julgamento do roteiro de observação estruturado e do questionário sobre o conhecimento, nenhum item/questão considerou-se inadequado, uma vez que todos obtiveram nível de concordância dentro dos índices estabelecidos (IVC > a 0,75 e Kappa > 0,61). Em relação ao roteiro estruturado para avaliar habilidade, dos 28 itens presentes, 13 apresentaram índice de concordância perfeito (IVC=1,00; Kappa= 1,00) e outros 15 foram considerados adequados com alterações, principalmente no que diz respeito à sequência instrucional dos tópicos, clareza e vocabulário. No questionário sobre o conhecimento, dentre as 12 questões que o compunham, 03 apresentaram índice de concordância perfeito e as demais adequadas com alterações quanto aos critérios vocabulário, clareza, atualização e precisão. Em relação à avaliação geral dos instrumentos, o roteiro estruturado de habilidade obteve IVC de 0,95 e Kappa de 0,91 e o questionário do conhecimento, IVC de 0,97 e Kappa de 0,94. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, e constituem ferramentas para fomentar a qualidade da assistência de enfermagem em relação ao conhecimento e à habilidade em sondagem nasogástricapor
dc.publisher.departmentAssistência à Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
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