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Título: Estágio supervisionado em enfermagem: visão de preceptores
Autor(es): Oliveira, Aline Galúcio de
Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Preceptora. Hospitais de ensino;Nursing. Education in nursing. Preceptory. Teaching hospitals
Data do documento: 13-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA, Aline Galúcio de. Estágio supervisionado em enfermagem: visão de preceptores. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: The present study aimed to analyze the vision of tutors from a university hospital about supervised internship in nursing. It is a descriptive nature research with qualitative approach, developed at the University Hospital Onofre Lopes (HUOL), located in Natal/RN. The population was composed of eleven assisting nurses engaged the precentorship of undergraduate course students in nursing, from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). For the empirical research, conducted in the period from September to November 2013, the semi-structured interview involving questions directed to the stage was used, as advocate the national curriculum guidelines, as regards this curricular component. With the consent of the institution where the study has been developed and approved by the Research Ethics Committee of UFRN, as n° 17800613.9.0000.5537, besides CAAE signing an informed consent by participants. The analysis of the information was held from the analysis of content, thematic mode. Thereby four categories were defined a priori, namely: the supervised internship in the vision of nurses; To be preceptor; The internship concerned: contributions and difficulties; Do the institutional actors communicate? The results indicate that in the view of the supervised internship preceptors is a sine qua non for the training of nurses, considering that it prepares for professional life. Besides being a moment conducive to the exercise of management and a greater rapprochement between theory and practice, stimulates the preceptor to upgrade to better exercise the function and also provides an exchange of knowledge between students and tutors, thus contributing to optimize the service. Nevertheless, the respondents indicate the existence of a distancing and little communication with the academic institution. In summary, it is realized that the nurses understand the importance of its function of tutors and supervised stage for vocational training. It is necessary, however, to reflect on the paths to be pinched in the confrontation of difficulties in this process, especially as regards the teaching/service relationship, which, while remaining at a distance, strengthens the existing dichotomy between theory and practice
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a visão de preceptores de um hospital universitário acerca do estágio supervisionado em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado em Natal-RN. A população foi composta por onze enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a pesquisa empírica, realizada no período de setembro a novembro de 2013, foi utilizada a entrevista a semiestruturada, envolvendo questões direcionadas ao estágio, conforme preconizam as diretrizes curriculares nacionais, no que se refere a esse componente curricular. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, com CAAE n° 17800613.9.0000.5537, além da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. A análise foi realizada através da análise de conteúdo, segundo Bardin, na modalidade temática. Desse modo, foram definidas, a priori, quatro categorias, assim nominadas: O estágio supervisionado na visão de enfermeiros; Ser preceptor; O estágio em questão: contribuições e dificuldades; Os agentes institucionais se comunicam? Os resultados apontam que na visão dos preceptores o estágio supervisionado é uma condição sine qua non para a formação do enfermeiro, visto que prepara para a vida profissional, além de ser um momento propício para o exercício da gerência e de uma maior aproximação entre teoria e prática; estimula o preceptor a se atualizar para melhor exercer a função e, ainda, proporciona uma troca de saberes entre alunos e preceptores, contribuindo, assim, para otimizar o serviço. Apesar disso, os entrevistados assinalam a existência de um distanciamento e pouca comunicação com a instituição acadêmica. Em síntese, percebe-se que os enfermeiros compreendem a importância de sua função de preceptores e do estágio supervisionado para a formação profissional. Faz-se necessário, porém, refletir sobre os caminhos a serem trilhados no enfrentamento das dificuldades nesse processo, sobretudo, no que diz respeito à relação ensino/serviço, que, mantendo-se distanciada, fortalece a dicotomia existente entre teoria e prática
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14820
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