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Título: Qualidade do serviço de informação digital :um estudo exploratório em web sites de Programas de Pós-Graduação
Título(s) alternativo(s): Digital information service quality: an exploratory study in graduate web sites
Autor(es): Oliveira, Adriana Carla Silva de
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação;Internet;Análise de sites;Technologies of the information and communication;Internet;Analysis of sites
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA, Adriana Carla Silva de. Digital information service quality: an exploratory study in graduate web sites. 2006. 186 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: This dissertation of Mestrado investigated the performance and quality of web sites. The target of the research is the proposal of an integrated model of evaluation of services of digital information in web educational sites. The universe of the research was constituted by eighteen Brazilian Universities that offer after-graduation courses, in the levels of mestrado and doutorado in the area of Engineering of Production. The adopted methodology was a descriptive and exploratory research, using the technique of systematic comment and focus group, for the collection of the data, using itself changeable independent dependents and, through the application of two instruments of research. The analysis protocol was the instrument adopted for evaluation and attainment of qualitative results. E the analysis grating was applied for evaluation and attainment of the quantitative results. The qualitative results had identified to the lack of standardization of web sites, under the attributes of content, hierarchy of information, design of the colors and letters. It of accessibility for carriers of auditory and visual special necessities was observed inexistence, as well as the lack of convergence of medias and assistivas technologies. The language of the sites also was evaluated and all present Portuguese only language. The general result demonstrated in grafico and tables with classification of the Universities, predominating the Good note As for the quantitative results, analysis method ed was estatistico, in order to get the descriptive and inferencial result between the dependent and independent variaveis. How much a category of analysis of the services of the evaluated sites, was found it props up and the index generality weighed. These results had served of base for ranking of existence or inexistence the Universities, how much of the information of services in its web sites. In analysis inferencial the result of the test of correlation or association of the independent variaveis (level, concept of the CAPES and period of existence of the program) with the caracteristicas, called was gotten categories of services. For this analysis the estatisticos methods had been used: coefficient of Spearman and the Test of Fisher. But the category you discipline of the Program of Mestrado presented significance with variavel independent and concept of the CAPES. Main conclusion of this study it was ausencia of satandardization o how much to the subjective aspects, design, hierarchy of information navigability and content precision and the accessibility inexistence and convergence. How much to the quantitative aspects, the information services offered by web sites of the evaluated Universities, still they do not present a satisfactory and including quality. Absence of strategies, adoption of tools web, techniques of institucional marketing and services that become them more interactive, navigable is perceived and with aggregate value
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de Mestrado investigou a performance e qualidade de web sites. O escopo da pesquisa é a proposição de um modelo integrado de avaliação de serviços de informação digital em web sites educacionais. O universo da pesquisa foi constituído por dezoito Universidades brasileiras, que ofertam cursos de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado na área de Engenharia de Produção. A metodologia adotada foi uma pesquisa descritiva e exploratória, utilizando a técnica de observação sistemática e o focus group, para a coleta dos dados, utilizando-se variáveis dependentes e independentes, através da aplicação de dois instrumentos de pesquisa. O protocolo de análise foi o instrumento adotado para avaliação e obtenção de resultados qualitativos. E a grade de análise foi aplicada para avaliação e obtenção dos resultados quantitativos. Os resultados qualitativos identificaram a falta de padronização dos web sites, sob os atributos de conteúdo, hierarquia de informações, design das cores e letras. Observou-se a inexistência de acessibilidade para portadores de necessidades especiais auditivas e visuais, bem como a falta de convergência de mídias e tecnologias assistivas. O idioma dos sites, também foi avaliado e todos apresentam o português como único idioma. O resultado geral é demonstrado em gráfico e tabelas com a classificação das Universidades, predominando a nota Bom. No que se refere aos resultados quantitativos, o método de análise adotado foi estatístico, a fim de obter o resultado descritivo e inferencial entre as variáveis dependentes e independentes. Quanto à categoria de análise dos serviços dos sites avaliados, foi encontrado o Escore Médio Ponderado (EGP) e o Índice Geral Ponderado (IGP). Esses resultados serviram de base para o ranking das Universidades, quanto à existência ou inexistência dos serviços de informação nos seus web sites. Na análise inferencial foi obtido o resultado do teste de correlação e associação das variáveis independentes (nível, conceito da CAPES e período de existência do programa) com as características, denominadas categorias de serviços. Para esta análise foram usados os métodos estatísticos: coeficiente de Spearman e o Teste de Fisher. Apenas a categoria Disciplinas do Programa de Mestrado apresentou significância com a variável independente conceito da CAPES. A principal conclusão deste estudo é a ausência de padronização quanto aos aspectos subjetivos, design, hierarquia da informação, navegabilidade e precisão de conteúdo e a inexistência de acessibilidade e convergência. Quanto aos aspectos quantitativos, os serviços de informação ofertados pelos web sites das Universidades avaliadas, ainda não apresentam uma qualidade satisfatória e abrangente. Percebe-se ausência de estratégias, de adoção de ferramentas web, de técnicas de marketing institucional e serviços que os tornem mais interativos, navegáveis e com valor agregado
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14950
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