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Título: Estratégia de produçãp agroindustrial :um estudo dos fatores que afetam a exportação do mel
Autor(es): Medeiros, Maria da Piedade
Orientador: Silva, Jorge Luiz Mariano da
Palavras-chave: Exportação;Fatores de competitividade;Agroindústria;Mel;Exportation;Commercialization;Small and middle companies;Competition factors.
Data do documento: 29-Jul-2005
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Maria da Piedade. Estratégia de produçãp agroindustrial :um estudo dos fatores que afetam a exportação do mel. 2005. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
Resumo: Este trabalho aborda a situação da Apismel diante do processo de exportação, com enfoque no mel (Apis mellifera). A crescente internacionalização dos mercados se manifesta na economia mundial com conceito de globalização. A exportação deve ser encarada como uma forma de minimizar as dificuldades no mercado interno e incrementar os níveis de qualidade e produtividade para atender aos mercados externos de forma competitiva. O processo de exportação de uma empresa não está vinculado às suas dimensões, ele está, principalmente, conectado ao compromisso com a qualidade, criatividade e profissionalismo. Este trabalho compreende um estudo de caso realizado junto a sessenta e nove apicultores do Estado do Rio Grande do Norte que formam a Associação de Produtores do município de Serra do Mel Apismel, tendo como objetivo investigar os fatores de competitividade que afetam a exportação do mel. Para se atingir o objetivo proposto neste trabalho, aplicou-se um questionário estruturado a partir de variáveis consideradas como direcionadoras de competitividade na exportação do mel a dois grupos de produtores: os produtores meleiros e os produtores qualificados. A análise foi realizada através da estatística descritiva e exploratória com o emprego do teste de Kolmogorov-Smirnov. Os resultados encontrados sugerem que a Apismel promova cursos de capacitação de consultorias técnicas nas diversas vilas que compõem o município, para que, desse modo, haja um amadurecimento e eficácia na implementação de práticas de manejo a fim de equilibrar os fatores de produção e atrair o mercado interno e externo
Abstract: This thesis approaches the situation of small and medium Brazilian companies facing the exportation process, focusing honey (Apis Mellifera). The world economy has had growing market internationalization, known as globalization. In this context, the exportation has to be faced as a way to minimize the inner market difficulties and increase the levels of quality and productivity to attend the external markets in a competitive way. A company exportation process is not linked to its dimensions, but connected to the commitment with quality, creativity and professionalism. The search for new productive frontiers has benefited Brazilian beekeeper, mainly the northeast ones. Besides, the claim for products that are free of chemical remains, with a bigger aggregate value has increased every day, and the Apismel Company is benefited for having potential to produce organic honey. This paper approaches a case study realized with Sixty-nine beekeeper from Serra do Mel, RN, that make the Apismel Company and it aims to investigate the competitive factors that affects honey exportation. In order to obtain subsidies to execute the objective of this work, it was chosen a questionnaire as instrument of research. The questionnaire was structured from variables that were considered as directions of competition in honey exportation. The results were tabled in Software (Statistics version 11.0). The descriptive, exploiter and Kolmogorov-Smirnov analyses were used to analyze the obtained results. At the end, this work recommends that the Apismel Company promote capacitating courses and technical consultations at the many villages that make the county, to ripen and add efficiency in handling implementation in order to equilibrate production factors and to attract inner and external markets
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14983
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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