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Título: Rendeiras da Vila de Ponta Negra Natal/RN: o ensino da renda de bilro e do desenho como alternativa de continuidade da produção artesanal tradicional
Autor(es): Cordeiro, Angela Dias
Orientador: Saldanha, Maria Christine Werba
Palavras-chave: Ergonomia;Renda de bilro;Ensino-aprendizagem;Artesanato;Ergonomics;Bobbin Lace;Learning/Teaching
Data do documento: 21-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CORDEIRO, Angela Dias. Rendeiras da Vila de Ponta Negra Natal/RN: o ensino da renda de bilro e do desenho como alternativa de continuidade da produção artesanal tradicional. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Este trabalho descreve e analisa o desenvolvimento das oficinas de Renda de Bilro e de desenho da Renda de Bilro na Vila de Ponta Negra (Natal - RN), no intuito de propor conteúdos e práticas do Ensino-Aprendizagem num possível modelo de oficina Híbrida - Renda de bilro e desenho da Renda de Bilro. A pesquisa fundamentou-se na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), metodologia utilizada pela ergonomia que busca analisar o trabalho numa abordagem abrangente, considerando aspectos de ordem cognitiva, social, organizacional, assim como outros aspectos relevantes ao estudo da situação de trabalho, em termos de ensinoaprendizagem, abordados neste projeto. Seguiram-se algumas etapas da metodologia supracitada para o entendimento da atividade da Rendeira de Bilro, através de pesquisas bibliográfica e situadas da atividade. Os instrumentos de pesquisa utilizados para coleta dos dados compreendem ações conversacionais, análises coletivas do trabalho, verbalizações espontâneas e provocadas. As adaptações realizadas no processo ensino-aprendizagem da Renda de Bilro para a realização das oficinas práticas de Renda de Bilro e do Desenho da Renda tornaram-se um instrumento para a continuidade da tradição, atraindo novos aprendizes à arte-ofício e proporcionando a ativação de uma rede de atividades econômicas artesanais ligadas a produção da renda de bilro, tais como a produção de almofadas, bilros e cavaletes
Abstract: This paper analyzes the development of Bobbin Lace and Design workshops, in the neighborhood of Vila de Ponta Negra (in Natal - RN, Brazil), which proposed contents and practices for its learning and teaching that would compose a possible model for a hybrid Workshop of Bobbin Lace and Lace Design. This research was based on Ergonomic Work Analysis, a methodology used by Ergonomics to analyze work in a wide approach, considering cognitive, social, organizational, as well as other aspects which are relevant to the study of the working situation, in terms of learning/teaching, as addressed on this paper. Some steps of the above mentioned methodology were followed in order to understand the activity of Bobbin Lace craftswomen, by means of bibliographical research centered on this activity. The instruments used for collecting data comprise of conversational actions, analysis of collective work, and spontaneous as well as provoked verbalizations. The adaptations performed in the process of learning/teaching Bobbin Lace for the achievement of Bobbin Lace and Design workshops became instrumental for the continuity of that tradition, attracting new apprentices to this art/craft causing to revitalize a network of handicraft economical activities linked to the Bobbin Lace production, such as the making of cushion, bobbins and trestles
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15002
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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