Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15008
Título: Proposta de um modelo de medição e avaliação de desempenho como ferramenta de gest ão - um estudo de caso num órgão público
Autor(es): Dantas, Aline Soares
Palavras-chave: Avaliação de desempenho;Indicadores;Instituições de ensino superior;Gestão da qualidade;Processo decisório.;Performance evaluation;Indicators;Higher education institutions;Quality management;Decision making.
Data do documento: 29-Jul-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: DANTAS, Aline Soares. Proposta de um modelo de medição e avaliação de desempenho como ferramenta de gest ão - um estudo de caso num órgão público. 2011. 161 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: The public sector performance has received much attention in the literature and due to that the purpose of this work is to develop a proposal for a model of performance measurement for a higher education institution unit. First, we performed a theoretical research on public organizations and private institutions of higher education, followed by a literature review on performance measurement and evaluation. This review presents some performance models that are quite frequent in the literature: Total Quality Management (Total Quality Management) - TQM and the PDCA cycle, SMART System, Balanced Scorecard and Môdef Ouanturn. In order to verify the possibility of implementing a performance measurement model for Higher Education Institutions, it was conducted a case study in a support unit of a University, located in the city of Natal, RN, Brazil. The study attempted to identify the key processes of the unit and proposed by the use of Quantum model in order to improve the management and operation of the same. The work aims to contribute to the advancement of knowledge in measurement and performance evaluation in higher education institutions that where still lacks scientific production of this subject compared to other areas. This study also identifies better practices and opportunities for improvement in processes to determine the expected performance indicators to aid a decision-making unit.
metadata.dc.description.resumo: O desempenho da administração pública é um tema que tem recebido muita atenção na literatura e por isso o objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de um modelo de medição de desempenho para uma unidade de uma Instituição de Ensino Superior. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre organizações públicas e em particular as Instituições de Ensino Superior, seguida de uma revisão bibliográfica sobre medição e avaliação de desempenho. Nessa revisão são apresentados alguns modelos de desempenho bastante frequentes na literatura: Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management - TQM e ciclo PDCA, Sistema SMART, Balanced Scorecard e Modelo Quantum. Com a finalidade de verificar a possibilidade de aplicar um modelo de medição de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado um estudo de caso em uma unidade de suporte de uma Universidade Federal, localizada na cidade do Natal, RN, Brasil. O estudou procurou identificar os principais processos e propôs a utilização do modelo Quantum com o objetivo de melhorar a gestão e a operacionalização dos mesmos. O trabalho procura contribuir para o avanço do conhecimento em medição e avaliação de desempenho em Instituições de Ensino Superior sendo ainda escassa a produção científica do assunto quando comparada com outras áreas. Este estudo além de identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria nos processos espera determinar os indicadores de desempenho que auxiliem o processo decisório da unidade.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15008
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineSD_DISSERT.pdf11,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.