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Title: A gestão da qualidade nos cursos de graduação a distância da UFRN/SEDIS : a percepção dos discentes
A gestão da qualidade nos cursos de graduação a distância da UFRN/SEDIS : a percepção dos discentes
Authors: Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
Advisor: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Keywords: Gestão organizacional;Gestão da qualidade;Instituições de ensino superior;Educação a distância;Avaliação da qualidade;Organizational management;Quality management;Higher education Institutions;Distance learning;Quality assessment
Issue Date: 15-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Lucas Ambrósio Bezerra de. A gestão da qualidade nos cursos de graduação a distância da UFRN/SEDIS : a percepção dos discentes. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a percepção dos discentes quanto à qualidade dos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que foi motivada pelo seguinte problema de pesquisa: qual a percepção que os discentes da graduação a distância da UFRN tem sobre a qualidade no curso de graduação? Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: Gestão da qualidade, educação a distância e qualidade nas Instituições de Ensino Superior. Optou-se por adotar como método de pesquisa, o estudo de caso quanto ao procedimento da pesquisa, a pesquisa exploratória-descritiva quanto ao objetivo e a pesquisa quantitativa quando à abordagem do problema. O objeto de estudo foram os seis cursos de graduação a distância da UFRN/SEDIS, tendo como população alvo os discentes dos cursos. A amostra foi calculada por meio da amostra estratificada aleatória em que 217 discentes, dos cursos pesquisados, foram selecionados. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões estruturadas, das quais 7 questões destinadas para identificação do perfil dos discentes; 7 questões de percepções (variáveis manifestas) sobre a gestão da qualidade na EAD, em que os discentes atribuiram valores (respostas) para as 24 afirmativas (que abordam a temática central dessa dissertação) compostas com base na escala Likert de 5 pontos, e 6 questões acerca de especificidades gerais que podem interferir na percepção dos discentes acerca da qualidade. Utilizou-se, como método estatístico (análise de dados), a estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Os resultados mostram a identificação de quatro fatores latentes (obtidas por meio da análise fatorial exploratória), a saber: (1) infraestrutura e gestão polo presencial; (2) processos de ensino-aprendizagem; (3) ferramentas de comunicação e integração; (4) tutores. Foi observado, ainda, que aspectos relacionados a infraestrutura e gestão no polo presencial tiveram a menor avaliação dentre os fatores observados, necessitando de atenção especial por parte da Instituição de Ensino. Por outro lado, os professores e os processos de ensino aprendizagem foram os itens com melhor desempenho na percepção dos discentes. Conclui-se que a percepção dos discentes, em relação à qualidade nos cursos a distância, é mediana tendendo para percepção positiva, ou seja, a percepção acerca da qualidade geral nos cursos não é assertiva e uníssona, mas tende para percepção positiva. Assim, de posse dos resultados, espera-se que os Gestores da Instituição foquem sua atenção nos pontos críticos afim de minimiza-los (ou elimina-los) e maximizem os aspectos que têm percepção positiva por parte dos discentes
Abstract: This dissertation has as objective at analyzing the students' perception about the quality of graduate courses distance of the Federal University of Rio Grande do Norte, which was motivated by the following research problem: the perception that graduate students of the distance of the UFRN have on the quality of the undergraduate? To this end, we sought to gather evidence for a satisfactory approach that addresses the complexity of the subject studied: quality management, distance learning and quality in the Higher Education Institutions. We chose to adopt as a research method, case study on the procedure of the research, exploratory research-descriptive about the objective and quantitative research when tackling the problem. The object of the study were six graduate courses distance UFRN/SEDIS, having as target the students of the courses. The sample was calculated using the Stratified sampling on which 217 students, the courses surveyed were selected. The survey instrument consisted of 21 structured questions, of which seven questions designed to identify the profile of students, seven issues of perceptions (manifest variables) on quality management in distance learning, where students have given values (responses) for 24 statements (which address the central theme of this dissertation) composite based on a 5-point Likert s scale, and six questions about general characteristics that may interfere with students' perception about the quality. Was used as statistical method (data analysis), descriptive statistics and exploratory factor analysis. The results show the identification of four latent factors (obtained by exploratory factor analysis), namely: (1) infrastructure and management - polo presence, (2) teaching-learning processes, (3) communication tools and integration; (4) tutors. We also observed that aspects related to infrastructure and management at the pole face had the lowest score among the factors observed, requiring special attention by the education institution. On the other hand, teachers and teaching learning processes were the items with better performance in the perception of students. It is concluded that the perception of students in relation to quality in distance education courses, the median is trending positive perception, ie the perception of overall quality of the courses is not assertive and unison, but tends to positive perception. Thus, the results, it is expected that the managers of the institution to focus attention on critical points in order to minimize them (or eliminate them) and maximize the positive aspects that are perceived by the students
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15030
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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