Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15032
Título: Egressos na avaliação da qualidade de um curso: o caso da Engenharia de Produção da UFRN
Autor(es): Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
Orientador: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Palavras-chave: gestão da qualidade;instituições de ensino superior;avaliação da qualidade;egresso;engenharia de produção;quality management;institutions of higher education;quality evaluation;egress;production engineering
Data do documento: 27-Jul-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VASCONCELOS, Natália Veloso Caldas de. Egressos na avaliação da qualidade de um curso: o caso da Engenharia de Produção da UFRN. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo geral analisar, sob a ótica do egresso, a percepção da qualidade de um curso de graduação a fim de contribuir com a melhoria contínua. Visando atingir os objetivos propostos, foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando reunir os trabalhos que rodeiam esta temática, com a intenção de atualizar os conceitos abordados atualmente sobre o assunto estudado. São eles: Gestão da qualidade, qualidades nas Instituições de Ensino Superior e o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - Sinaes. A metodologia é caracterizada como estudo de caso, de natureza quantitativa; o objeto de estudo é composto pelos egressos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que engloba os alunos que se formaram no período de 2002 a 2010; a coleta de dados foi feita através do instrumento de pesquisa, o questionário, disponibilizado on-line através da interface do SurveyMonkey; a análise dos dados foi feita por meio das técnicas de estatística descritiva e análise multivariada, entre elas a análise fatorial. O instrumento de pesquisa proposto é formado por dezenove perguntas e vinte afirmativas que abordam a temática central desta dissertação. Os resultados mostram a identificação de quatro fatores latentes (obtidos através da análise fatorial exploratória), por meio de duas perspectivas. Na análise da percepção e da importância, os resultados obtidos foram semelhantes no tocante as variáveis dos fatores. O fator 1 foi relacionado aos apoios dados aos alunos, fator 2 denominado como suporte extra classe, o fator 3 relacionou aspectos da biblioteca, e, finalizando, o fator 4 abordou avaliação e instalações físicas. Com a pesquisa conclui-se que este estudo apresenta diversos pontos a serem melhorados pela equipe de gestores, e recomenda-se continuar a avaliar a percepção dos egressos, visando uma melhoria contínua na prestação do serviço por parte da universidade
Abstract: This thesis aims at analyzing the perspective of graduates perceived quality of an undergraduate course in order to contribute to continuous improvement. In order to achieve the proposed objectives, we performed a literature search, seeking together the work surrounding this issue, with the intent to update the concepts discussed today on the subject studied, they are: quality management, quality in higher education institutions and the system national assessment of higher education - Sinaes. The methodology is characterized as a case study, quantitative, and the object of study is composed of students who graduated from Production Engineering, Federal University of Rio Grande do Norte, which includes students who graduated from 2002 to 2010; data collection was done through the survey instrument, questionnaire, available online through SurveyMonkey interface, data analysis was done by means of descriptive statistics and multivariate analysis, including factor analysis. The proposed survey instrument consists of questions nineteen and twenty statements that address the central theme of this dissertation. The results show the identification of four latent factors (obtained by exploratory factor analysis), through two perspectives, the analysis of perception and importance, the results were similar in terms of the variable factors. The first factor was related to the support given to students, a factor known to support two extra class, the third factor related aspects of the library, and finalizing the evaluation and approached a factor of 4 facilities. Through research it was concluded that this study presents several points to be improved by the management team, and recommended to continue to evaluate the perceptions of graduates, seeking continuous improvement in service delivery by the university
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15032
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NataliaVCV_DISSERT.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.