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Título: Abordagem da ergonomia para análise da acessibilidade a hóspedes com deficiência visual em hotéis: soluções de inclusão de pessoas cegas e com baixa visão
Título(s) alternativo(s): Ergonomics approach for analysis of accessibility for visually impaired people in hotels: proposals for inclusion of people with visual impairment
Autor(es): Santos, Larissa Nascimento dos
Palavras-chave: pessoas com deficiência visual;acessibilidade;inclusão;hotéis;ergonomia;visual impairment;accessibility;inclusion;hotels;ergonomics
Data do documento: 18-Abr-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANTOS, Larissa Nascimento dos. Ergonomics approach for analysis of accessibility for visually impaired people in hotels: proposals for inclusion of people with visual impairment. 2012. 224 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: This study evaluates the level of accessibility for people with visual impairment (blindness and low vision) hotels in the city of Natal-RN, Brazil, and provides principles, guidelines and means of projective make hotels accessible, to promote comfort, autonomy and security of these people. We used a qualitative research methodology and quantitative trait descriptive, analytical and interpretive. Was taken as a base for field studies Ergonomic Analysis of Work, beginning with a study of the demands of accessibility of hotels and analyzing the modeling activity in these establishments through the application of interactional and observational techniques, such as film, photographic records, conversational actions and observation protocols. A protocol was developed and applied to evaluate the compliance of accessibility of hotels in the face of Brazilian technical standard NBR 9050 (2004). We used methods of Cognitive Task Analysis (CTA) associated with simulated activities to identify the processes of decision making and analyzing the observables of the activities performed by people with visual impairment (POS). Interviews were conducted with people who are blind and low vision in various cities in order to meet accessibility difficulties they faced in hotels and recommendations for improvement that they indicate. The mapping results showed that of 16 hotels 4 and 5 star studied in Natal-RN, reached only 7% of the 50 items of the protocol, while none of them reached 70% of the items. About the results obtained in simulated activities and analyzed from the ATC, we saw that the hotel where it was performed this step shows a need to adequately address the guests with visual impairments
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa avalia o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) nos hotéis da cidade de Natal-RN, Brasil, e apresenta princípios, diretrizes projetuais e meios de tornar os hotéis acessíveis, visando promover o conforto, a autonomia e a segurança destas pessoas. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, de característica descritiva, analítica e interpretativa. Tomou-se como base para os estudos de campo a Análise Ergonômica do Trabalho, iniciando-se com um estudo das demandas de acessibilidade dos hotéis e analisando a modelagem da atividade nestes estabelecimentos através da aplicação de técnicas interacionais e observacionais, como filmagens, registros fotográficos, ações conversacionais e protocolos de observação. Um protocolo foi elaborado e aplicado para avaliar a conformidade de acessibilidade dos hotéis em face da norma técnica brasileira NBR 9050 (2004). Foram utilizados métodos de Análise das Tarefas Cognitivas (ATC) associadas às atividades simuladas para identificar os processos de tomada de decisão e analisar os observáveis das atividades realizadas pelas pessoas com deficiência visual (PDVs). Foram realizadas entrevistas com pessoas cegas e de baixa visão de várias cidades do país com o objetivo de conhecer as dificuldades de acessibilidade que eles enfrentavam em hotéis e as recomendações de melhoria que eles indicavam. Os resultados do mapeamento evidenciaram que, dos 16 hotéis de 4 e 5 estrelas estudados na cidade de Natal-RN, apenas 7 atingiram 50% dos itens do protocolo, enquanto nenhum deles chegou a 70% dos itens. Sobre os resultados verificados nas atividades simuladas e analisadas a partir da ATC, vimos que o hotel onde foi realizada esta etapa apresenta uma carência em atender adequadamente o hóspede com deficiência visual
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15035
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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