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Título: Estratégia de marketing ambiental no varejo de alimentos: um estudo sobre as variáveis utilizadas pelo consumidor na decisão de compra de produtos orgânicos
Título(s) alternativo(s): Environmental marketing strategy in the retail of food: a study on variables by consumer in the purchase decision of organic product
Autor(es): Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
Orientador: Marques Júnior, Sérgio
Palavras-chave: Estratégia ambiental;Decisão de compra;Produto orgânico;Environmental strategy;Purchase decision;Organic product
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TACCONI, Marli de Fátima Ferraz da Silva. Environmental marketing strategy in the retail of food: a study on variables by consumer in the purchase decision of organic product. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: A procura por alimentos orgânicos no Brasil vem crescendo, constituindo-se num novo segmento estratégico de comercialização. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar as variáveis utilizadas pelos consumidores na decisão de compra de produtos orgânicos, visando caracterizar o nível de competitividade desses produtos, auxiliando na criação de estratégias ambientais para o desenvolvimento da atividade e contribuindo para o incremento do conhecimento sobre o assunto que possa vir a auxiliar no aumento da comercialização e no consumo desses alimentos. A partir de dados coletados na cidade de Natal/RN, utilizou-se uma metodologia de pesquisa do tipo survey , de caráter exploratório e descritivo. A amostra foi obtida através de 401 questionários, nos quais foram realizados: o Teste de Comparação de Médias, análises Descritivas, análises de Cluster e de Qui-quadrado. Os resultados encontrados neste estudo indicam que os principais motivos para a compra de alimentos orgânicos são a ausência de agrotóxicos no produto, seguido pelo cuidado com a própria saúde e de seus familiares. As principais características dos consumidores de supermercados, que estão associados à freqüência de compra de hortifruti orgânicos são o comportamento ambiental e estilo de vida. Dentre as características de perfil, gênero, idade e número de filhos estão associados à freqüência de compra desses alimentos e as variáveis renda e escolaridade não apresentaram associação
Abstract: Demand for organic foods within in Brazil are growing, characterizing itself for if constituting in a new strategical segment of commercialization. In this context, the objective of this research was to investigate the variables used by consumers in the purchase decision of organic products, aiming to characterize the level of competitiveness of these products, assisting in the creation of environmental strategies for the development of the activity and contributing in the increment of the knowledge about the subject, that can assist it in the increase of the commercialization and the consumption of these foods. From data collected in the city of Natal/RN, it was used a survey research, of exploratory and descriptive character. The sample was obtained using 401 questionnaires, in which was realized: the Test of Comparison of Averages, Descriptive analysis, analysis of Cluster and Qui-square. The results found in this study indicate that the main reasons for the organic food purchase are the absence of chemical pesticides in the product, followed by the care with own health and of the household. The main characteristics in the consumers of supermarkets, that are associates with purchase frequency of organic foods are the environmental behavior and lifestyle. Among the profile characteristics, gender, age and number of children are associates with the purchase frequency of these foods and the income and level education not showed association
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15077
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