Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15093
Título: Coordenador gestor, coordenador pedagógico ou coordenador empreendedor: análise do perfil de coordenadores de curso em IES privada
Título(s) alternativo(s): Engineer manager, engineer or educational coordinator entrepreneur: profile analysis course coordinators in private HEIs
Autor(es): Silva, Mariana Augusta de Araujo
Palavras-chave: Educação Superior. Coordenador de Curso. Empreendedor;Higher Education. Course Coordinator. Entrepreneur
Data do documento: 4-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SILVA, Mariana Augusta de Araujo. Engineer manager, engineer or educational coordinator entrepreneur: profile analysis course coordinators in private HEIs. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: This dissertation aims to identify the profile of the course coordinators of the Estacio/Natal Group Units , toward an understanding of the factors that can improve the relationship of this person within the HEIs surveyed , with students , teachers , directors . Seeks to understand the entrepreneurial and strategic actions in offering quality higher education . At first , a literature search , with the purpose of collecting issues related to theme , focusing on the concepts and landscapes through which they come to higher education was conducted , the course coordinator and entrepreneur profile. The research approach is quantitative . As for goals is descriptive exploratory , by providing greater understanding of the phenomenon investigated and understand the relationships among the concepts involved in the issue studied . A survey of data was done through personal interview , since this method allows the study of questions based on organizational and managerial field. The object of investigation are all the course coordinators of the four units of Estacio / Natal Group . The research instrument consisted of 13 closed questions to identify the profile of the engineer, 17 questions with Likert scale of 5 points for identifying the entrepreneurial profile , 42 questions with Likert scale of 5 points which measured the dimensions of the activity coordinator , 4 open and optional questions that measured the difficulties and opportunities that impact the development of entrepreneurship in the management of courses . Was used as statistical method ( analysis) and descriptive statistics. We conclude that the information collected and knowledge gained can contribute to the HEIs surveyed overcome challenges , foster strategic innovation management courses focusing on the implementation of a new vision of the course coordinator , as a professional who balances skills management and pedagogical skills , and innovation through entrepreneurial skills
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação objetiva identificar o perfil dos coordenadores de curso das Unidades do Grupo Estácio/Natal, visando o entendimento dos fatores que podem melhorar a relação deste profissional, dentro das IES pesquisadas, com seus alunos, docentes, Diretores. Busca conhecer as ações estratégicas empreendedoras e de qualidade na oferta do ensino superior. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com finalidade de coletar assuntos relacionados a temática, com foco nos conceitos e panoramas pelos quais se apresentam a educação superior, o coordenador de curso e o perfil empreendedor. A abordagem da pesquisa é quantitativa. Quanto aos objetivos é exploratória descritiva, por proporcionar maior compreensão do fenômeno investigado bem como compreender as relações entre os conceitos envolvidos na questão estudada. Foi feito um levantamento de dados através de entrevista pessoal, já que esse método permite o estudo de quesitos baseados no campo organizacional e gerencial. O objeto de investigação são todos os coordenadores de curso das quatro unidades do Grupo Estácio/Natal. O instrumento da pesquisa foi composto de 13 questões fechadas para identificação do perfil do coordenador, 17 questões com escala de Likert de 5 pontos para identificação do perfil empreendedor, 42 questões com escala de Likert de 5 pontos que mediu as dimensões da atividade do coordenador, 4 questões abertas e opcional, que mediu as dificuldades e possibilidades que impactam no desenvolvimento do empreendedorismo na gestão dos cursos. Utilizou-se como método estatístico (análise de dados) e a estatística descritiva. Conclui-se que as informações coletadas e os conhecimentos adquiridos podem contribuir para que as IES pesquisadas superem desafios, promovam uma gestão estratégica de inovação dos cursos com foco na implantação de uma nova visão do coordenador de curso, enquanto profissional que saiba equilibrar as habilidades de gestão e as habilidades pedagógicas, além de inovar através de competências empreendedoras
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15093
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaAAS_DISSERT.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.