Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15096
Título: Fatores condicionantes da utilização da Internet na compra de serviços de viagens e turismo: estudo com turistas brasileiros em visita à Natal-RN
Título(s) alternativo(s): Conditioning factors for Internet use bying tourism and travel services: a study about brazilian tourist visiting Natal-RN
Autor(es): Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Palavras-chave: Internet;Modelo TAM;Serviços turísticos;Internet;Model TAM;Tourists services
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra. Conditioning factors for Internet use bying tourism and travel services: a study about brazilian tourist visiting Natal-RN. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: In today s global society, companies have become even more competitive with the abundance of information that prospective clients have available to them. This way the tourist services has appropriate the distribution using electronics ways as information for doing acquirement services. This work, shows the adopted provision of on-line tourist services does have suited apportionment for factors and buy decisions. The method used is a survey applied to the tourists, at international airport Augusto Severo, no matter why the visit reason to Natal city, at all, they were 210 people, being the chief variables evaluated the tourist perception of facility, utility, benefits, amenity and pleasure from the Internet s use, under the terms at the tourists experiences from the WEB about to acquisitions and researches. The results acquaint that the younger tourists or less experts tourists, in visit to Natal, demonstrated greater bias to the Internet s use than the other people. By the way women have a larger representation as a consumer from the WEB and finally, people along greater study tends to adopt. The work s contribution provides greater knowledge for the tourism executives about how might use the Internet, as well as bring forward a scene propitious for the on-line diffuseness service
metadata.dc.description.resumo: A sociedade vive atualmente uma competitividade constante entre as empresas, uma vez que os clientes dispõem cada vez mais de informações para fazer aquisição de serviços. Desta forma a prestação de serviços turísticos tem adequado sua distribuição por meio eletrônico. Este estudo descreve o perfil de adoção da Internet, assim como fatores que afetam a decisão de compra de serviços turísticos on line. A metodologia utilizada foi um survey aplicado junto aos turistas, no aeroporto Augusto Severo, independente do motivo da visita à cidade do Natal-RN, totalizando 210 entrevistados, sendo as principais variáveis analisadas a percepção do turista quanto a facilidade, utilidade, diversão e benefícios do uso da Internet, com base nas experiências dos turistas e adoção da rede para compras e pesquisas. Os resultados revelaram que os turistas, que visitam Natal, mais jovens com menos experiência, demonstraram maior propensão quanto ao uso da Internet do que o restante, a mulher por sua vez tem uma maior representação como consumidora da rede e as pessoas com maior grau de instrução têm maior tendência a adotar. A contribuição desse estudo é a de propiciar um maior conhecimento para os executivos de turismo sobre como podem utilizar a Internet, bem como apresentar um cenário propício para a difusão de serviços on line
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15096
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MabelSABG.pdf925,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.