Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Rubens Eugênio Barretopt_BR
dc.contributor.authorHintemann, Luiz Henriquept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:53:22Z-
dc.date.available2014-12-11pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:53:22Z-
dc.date.issued2006-05-19pt_BR
dc.identifier.citationHINTEMANN, Luiz Henrique. A study on expectancy and anchoring theories applied to student motivation in a secondary school. 2006. 67 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15103-
dc.description.abstractThis thesis presents a study on Tversky & Kahneman s (1974) Anchoring theory, and Vroom s (1964) Expectance theory in the context of education and students motivation. It is surveyed 424 students of a secondary and agricultural technical school in Brazil Northeast (EAJ). The survey form try to capture the Vroom s Expectance Theory constructs of Valence, Instrumentality, Expectation and Motivational Force, and also the Tversky and Kahneman Anchoring effect in terms of grade expected. The main findings suggest that the minimum grade required by the school is much strong in driving the students motivation and performance than the Expectancy Theory. It was found that the different grades required drive the students to pursue different grade in the same wayeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudo Motivaçãopor
dc.subjectEnsino médio e profissionalizantepor
dc.subjectTeoria da expectativapor
dc.subjectTeoria da ancoragempor
dc.subjectStudyeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectSecondary school and technical schooleng
dc.subjectExpectance theoryeng
dc.subjectAnchoring theoryeng
dc.titleUm estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médiopor
dc.title.alternativeA study on expectancy and anchoring theories applied to student motivation in a secondary schooleng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6por
dc.contributor.advisor-co1Añez, Miguel Eduardo Morenopt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDpor
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5por
dc.contributor.referees1Dantas, José Araújopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701146Y0por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma discussão em torno do desempenho escolar de estudantes e dois fatores supostamente seus determinantes: a motivação para o estudo e a âncora deste desempenho, entendendo-se por âncora um viés, que neste caso é a nota mínima para passar. Trata-se de uma pesquisa empírica, um survey que consistiu na análise de dados de 424 questionários respondidos por alunos do 2º. Grau, curso médio e técnico profissionalizante da Escola Agrícola de Jundiaí - UFRN, sobre Motivação para estudar . Para a análise da motivação utilizou-se a Teoria da Expectativa de Vroom (1964) e para a âncora, o conceito formulado por Tversky e Kahneman (1974). Os principais resultados sugerem que, embora exista força motivacional para obter o desempenho, a nota média mínima para passar acaba por gerar uma âncora de desempenho baixo, tornando-se a meta dos alunos. Não se obteve relação entre motivação e meta de desempenho, o que sugere que a força do sistema escolar supera a motivação dos alunos em determinada matéria. Estes resultados estariam apontando para uma direção importante relacionada ao limite imposto aos professores, de motivarem seus alunos para maior desempenho, diante de um sistema escolar que dirige para a média estabelecidapor
dc.publisher.departmentEstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuizHH.pdf802.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.