Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFialho, Sérgio Viannapt_BR
dc.contributor.authorLima, Rommel Wladimir dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:54:55Z-
dc.date.available2010-09-09pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:54:55Z-
dc.date.issued2009-06-01pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Rommel Wladimir de. Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências:Ferramentas Pedagógicas para uma Metodologia de Planejamento baseada em Objetivos Educacionais e sua Implementação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2009. 119 f. Tese (Doutorado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15144-
dc.description.abstractFurthered mainly by new technologies, the expansion of distance education has created a demand for tools and methodologies to enhance teaching techniques based on proven pedagogical theories. Such methodologies must also be applied in the so-called Virtual Learning Environments. The aim of this work is to present a planning methodology based on known pedagogical theories which contributes to the incorporation of assessment in the process of teaching and learning. With this in mind, the pertinent literature was reviewed in order to identify the key pedagogical concepts needed to the definition of this methodology and a descriptive approach was used to establish current relations between this conceptual framework and distance education. As a result of this procedure, the Contents Map and the Dependence Map were specified and implemented, two teaching tools that promote the planning of a course by taking into account assessment still in this early stage. Inserted on Moodle, the developed tools were tested in a course of distance learning for practical observation of the involved concepts. It could be verified that the methodology proposed by the above-mentioned tools is in fact helpful in course planning and in strengthening educational assessment, placing the student as central element in the process of teaching and learningeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectMetodologia de planejamentopor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectTaxionomia de bloompor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectPlanning methodologyeng
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.subjectFormative assessmenteng
dc.subjectBloom s taxonomyeng
dc.titleMapa de Conteúdos e Mapa de Dependências:Ferramentas Pedagógicas para uma Metodologia de Planejamento baseada em Objetivos Educacionais e sua Implementação em um Ambiente Virtual de Aprendizagempor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1779018936618060por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8215124502137579por
dc.contributor.referees1Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5por
dc.contributor.referees2Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeirospt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.description.resumoCom a expansão da Educação a Distância, promovida principalmente pelos novos recursos tecnológicos, existe atualmente uma procura por ferramentas e metodologias que possibilitem trabalhar o ensino-aprendizagem, de acordo com teorias pedagógicas consolidadas e que possam ser inseridas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia de planejamento, baseada em teorias pedagógicas já comprovadas, e que contribua para a inserção da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Para isso foi realizada uma revisão da literatura para identificação dos conceitos pedagógicos necessários à definição da metodologia e utilizado um método descritivo no estabelecimento das relações existentes entre esses conceitos e a Educação a Distância. Como resultado desse processo, foram especificados e implementados o Mapa de Conteúdos e o Mapa de Dependências, duas ferramentas pedagógicas que promovem o planejamento de uma disciplina e possibilitam pensar a avaliação ainda nessa fase. Implementadas no Moodle, as ferramentas desenvolvidas foram testadas em uma disciplina a distância para observação, na prática, dos conceitos implementados. Com isso, foi possível verificar que a metodologia de planejamento proposta, através das ferramentas desenvolvidas, auxilia no planejamento da disciplina e no processo de avaliação do aluno, contribuindo para inserção da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e colocando o aluno como elemento central desse processopor
dc.publisher.departmentAutomação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
Appears in Collections:PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RommelWL_TESE.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.