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Título: RoboEduc: especificação de um software educacional para ensino da robótica às crianças como uma ferramenta de inclusão digital
Autor(es): Castro, Viviane Gurgel de
Palavras-chave: Robótica educacional;Robôs;Aprendizado colaborativo;Softwares educacionais;Inclusão digital.;Educational robotics;Robots;Collaborative learning;Educational software;Digital inclusion
Data do documento: 4-Ago-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: CASTRO, Viviane Gurgel de. RoboEduc: especificação de um software educacional para ensino da robótica às crianças como uma ferramenta de inclusão digital. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Because of social exclusion in Brazil and having as focus the digital inclusion, was started in Federal University of Rio Grande do Norte a project that could talk, at the same time, about concepts of collaborative learning and educational robotics , focused on children digitally excluded. In this context was created a methodology that approaches many subjects as technological elements (e. g. informatics and robotics) and school subjects (e. g. Portuguese, Mathematics, Geography, History), contextualized in everyday situations. We observed educational concepts of collaborative learning and the development of capacities from those students, as group work, logical knowledge and learning ability. This paper proposes an educational software for robotics teaching called RoboEduc, created to be used by children digitally excluded from primary school. Its introduction prioritizes a friendly interface, that makes the concepts of robotics and programming easy and fun to be taught. With this new tool, users without informatics or robotics previous knowledge are able to control a robot, previously set with Lego kits, or even program it to carry some activities out. This paper provides the implementation of the second version of the software. This version presents the control of the robot already used. After were implemented the different levels of programming linked to the many learning levels of the users and their different interfaces and functions. Nowadays, has been implemented the third version, with the improvement of each one of the mentioned stages. In order to validate, prove and test the efficience of the developed methodology to the RoboEduc, were made experiments, through practice of robotics, with children for fourth and fifth grades of primary school at the City School Professor Ascendino de Almeida, in the suburb of Natal (west zone), Rio Grande do Norte. As a preliminary result of the current technology, we verified that the use of robots associated with a well elaborated software can be spread to users that know very little about the subject, without the necessity of previous advanced technology knowledges. Therefore, they showed to be accessible and efficient tools in the process of digital inclusion
metadata.dc.description.resumo: Devido ao problema da exclusão social no Brasil e tendo como foco a inclusão digital, iniciou-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, um projeto que pudesse tratar ao mesmo tempo de conceitos de aprendizagem colaborativa e de robótica educacional, voltado a crianças digitalmente excluídas. Dentro deste contexto, foi criada uma metodologia onde são abordados assuntos que vão desde elementos tecnológicos, como informática e robótica, até as disciplinas curriculares como português, matemática, geografia e história, colocadas em situações do dia a dia. São também observados os conceitos pedagógicos de aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento das capacidades desses alunos como trabalho em grupo, conhecimento lógico e capacidade de aprendizado. Esta dissertação propõe um software educacional para ensino da robótica denominado RoboEduc, criado para ser utilizado por crianças digitalmente excluídas do ensino fundamental. Sua implementação prioriza uma interface amigável, podendo ser ensinados conceitos de robótica e programação, de uma maneira inovadora, fácil e divertida. Com essa nova ferramenta, usuários sem conhecimento prévio algum de informática ou robótica são capazes de controlar um robô, previamente montado com os kits Lego, ou até programá-lo para realizar determinadas tarefas. A presente dissertação provê a implementação da versão 2 do software. Essa versão apresenta o controle do robô já utilizado. Posteriormente foram implementadaos os diferentes níveis de programação ligados aos diversos graus de aprendizagem dos usuários e suas diferentes interfaces e funcionalidades. Atualmente, encontra-se em fase de implementação a versão 3, com o aprimoramento de cada uma das etapas citadas anteriormente. Para validar, comprovar e testar a eficácia da metodologia desenvolvida para o RoboEduc, foram realizados experimentos, através de oficinas de robótica, com crianças dos quarto e quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ascendino de Almeida, localizada na periferia de Natal (Zona Oeste), Rio Grande do Norte. Como resultado preliminar da presente tecnologia, verificamos que o uso de robôs em conjunto com um software bem elaborado pode ser estendido a usuários leigos, sem a necessidade de conhecimentos prévios avançados de tecnologia. Assim, mostraram ser ferramentas acessíveis e eficientes no processo de inclusão digital
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15217
Aparece nas coleções:PPGEE - Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação

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