Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/15421
Title: ISE-SPL: Uma abordagem baseada em linha de produtos de software aplicada à geração automática de sistemas para educação médica na plataforma E-learning
Authors: Carvalho, Túlio de Paiva Marques
Keywords: E-learning;Educação médica;Linha de produtos de software;E-learning;Medical education;Software product lines
Issue Date: 3-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Túlio de Paiva Marques. ISE-SPL: Uma abordagem baseada em linha de produtos de software aplicada à geração automática de sistemas para educação médica na plataforma E-learning. 2012. 61 f. Dissertação (Mestrado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O e-learning, que se refere ao uso das tecnologias relacionadas à Internet para aperfeiçoar o conhecimento e a aprendizagem, surgiu como uma forma complementar de ensino, trazendo consigo vantagens como o aumento da acessibilidade da informação, aprendizado personalizado, democratização do ensino e facilidade de atualização, distribuição e padronização do conteúdo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objeto o desenvolvimento de uma ferramenta, intitulada de ISE-SPL, cujo propósito é a geração automática de sistemas e-learning para educação médica, utilizando para isso conceitos de Linha de Produtos de Software. Ela consiste em uma metodologia inovadora para a educação médica que visa auxiliar o docente da área de saúde na sua prática pedagógica por meio do uso de tecnologias educacionais, todas baseadas na computação aplicada à saúde (Informática em Saúde). Os testes realizados para validar a ISE-SPL foram divididos em duas etapas: a primeira foi feita através da utilização de um software de análise de ferramentas semelhantes ao ISE-SPL, chamado de SPLOT; e a segunda foi realizada através da aplicação de questionários de usabilidade aos docentes da área da saúde que utilizaram o ISE-SPL. Ambos os testes demonstraram resultados positivos, comprovando que o ISE-SPL é uma ferramenta de geração de softwares e-learning eficiente e útil para o docente da área da saúde
Abstract: E-learning, which refers to the use of Internet-related technologies to improve knowledge and learning, has emerged as a complementary form of education, bringing advantages such as increased accessibility to information, personalized learning, democratization of education and ease of update, distribution and standardization of the content. In this sense, this paper aims to develop a tool, named ISE-SPL, whose purpose is the automatic generation of E-learning systems for medical education, making use of concepts of Software Product Lines. It consists of an innovative methodology for medical education that aims to assist professors of healthcare in their teaching through the use of educational technologies, all based on computing applied to healthcare (Informatics in Health). The tests performed to validate the ISE-SPL were divided into two stages: the first was made by using a software analysis tool similar to ISE-SPL, called SPLOT and the second was performed through usability questionnaires to healthcare professors who used ISESPL. Both tests showed positive results, proving it to be an efficient tool for generation of E-learning software and useful for professors in healthcare
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15421
Appears in Collections:PPGEE - Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TulioPMC_DISSERT.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.